ELEIÇÕES

Na Bahia, pesquisa mostra ACM Neto na liderança com 51%

O pré-candidato ACM Neto (União Brasil) é amplamente favorito ao governo da Bahia. Segundo a…

Na Bahia, pesquisa mostra ACM Neto na liderança com 51% (Foto: Facebook)
Na Bahia, pesquisa mostra ACM Neto na liderança com 51% (Foto: Facebook)

O pré-candidato ACM Neto (União Brasil) é amplamente favorito ao governo da Bahia. Segundo a mais recente pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira, o ex-prefeito de Salvador consolida chances de vitória já no primeiro turno: lidera com 51% dos votos totais. Mesmo com o aparente controle na disputa pelo quarto maior colégio eleitoral do país pelo ex-prefeito, o eleitorado mostra um potencial “voto casado” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera no estado para a eleição presidencial.

Neste momento, ACM Neto tem intenções de voto que superam facilmente a soma de seus principais adversários. Atrás dele estão o ex-secretário estadual Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%, e o ex-ministro João Roma (PL), com 13%. Kleber Rosa, do PSOL, tem 2%.

Depois de 16 anos de governos do PT no estado, o cenário demonstra como o ex-prefeito soteropolitano garantiu uma vantagem praticamente segura: além de ACM Neto ter rejeição estacionada em 12%, a soma dos votos brancos e nulos com os indecisos só chega a 16%. Cenários de segundo turno ratificam essa consolidação. Contra Rodrigues, ACM Neto venceria por 58% a 19%. Contra Roma, por expressivos 61% a 14%.

Candidato petista pode ficar inviabilizado

Em paralelo, Lula continua com vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado: 47% a 29%. A Bahia é um reduto especialmente forte para o petismo – pelo menos na disputa presidencial. O partido sempre vence ali desde a primeira eleição de Lula, em 2002. Desta vez, mesmo com a avaliação favorável ao governo do petista Rui Costa na Bahia (44% o consideram ótimo/bom), o eleitorado não tem aderido a Rodrigues, seu sucessor, mais desconhecido e cuja rejeição é a maior entre os candidatos estaduais: 31%.

“Os dados mostram como ambos (ACM Neto e Lula) estão firmes na preferência dos eleitores do campo popular e dominam a disputa em todos os recortes regionais. Um voto casado em ACM Neto e Lula é, inclusive, bastante comum na escolha dos baianos”, apontou Cila Schulman, vice-presidente do Ideia.

Embora uma (hoje) improvável virada petista na Bahia dependa de um esforço amplo de Lula para alavancar Rodrigues, o ex-presidente não parece disposto a antagonizar com ACM Neto. O ex-prefeito, por sua vez, tem mantido posições contrárias à “nacionalização” da disputa estadual e disse querer “Lula e Bolsonaro fora da Bahia”.

Na disputa pela única vaga ao Senado, apesar de um cenário ainda aberto, o senador Otto Alencar (PSD) lidera com 22% das preferências para tentar a reeleição. É seguido pelo deputado federal Cacá Leão (União Brasil, aliado de ACM Neto), com 13%, e pela ex-secretária de Saúde de Porto Seguro Raíssa Soares (PL), com 11%.

A pesquisa eleitoral Exame/Ideia foi realizada com 1.000 eleitores do estado da Bahia, por telefone, entre os dias 1º e 6 de julho, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número BA-00648/2022.