Eleições 2018

“Não podemos assistir o Rio Araguaia morrer aos poucos”, diz Caiado em visita a Aruanã

“Estamos aqui unidos pelo Rio Araguaia”. Com estas palavras os candidatos ao governo pelo Democratas…

“Estamos aqui unidos pelo Rio Araguaia”. Com estas palavras os candidatos ao governo pelo Democratas Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MT) selaram um um pacto para realizar ações conjuntas de preservação do Rio Araguaia, fomentar o turismo e desenvolver políticas públicas para gerar emprego e renda na região do Vale do Araguaia. Os governadoriáveis estiveram juntos em Aruanã nesta semana, quando conversaram com ribeirinhos e guias turísticos sobre a necessidade de recuperação desta que é uma das maiores riquezas naturais do Centro-Oeste.
Ronaldo Caiado afirmou que é preciso estabelecer uma convergência das ações entre Goiás e o Mato Grosso para garantir que o rio deixe de ser castigado pelo processo de desmatamento em curso. “É nossa responsabilidade zelar para que esta maravilha também esteja aqui para nossos netos e bisnetos. Hoje técnicos afirmam que são jogados anualmente mais de oito milhões de toneladas de sedimentos nos rios. Não podemos assistir o Rio Araguaia morrendo aos poucos. Não há como salvarmos o rio sem estabelecermos uma política conjunta”, reforçou.
O democrata, que também esteve em julho em Aruanã, voltou falar da parceria que terá com a população para reverter o processo de deterioração do rio. “Goiás é o coração do Brasil e o Araguaia são as artérias que trazem as nossas maiores riquezas. Com esta força Goiás será o motor do desenvolvimento do País.  Quando o povo quer e tem um governo que apoia, é possível sim avançarmos nas conquistas”, assegurou. “O mundo vai voltar os olhos para a política de preservação que faremos aqui”, garantiu Caiado.
Na conversa com os ribeirinhos, Mauro Mendes afirmou que irá trabalhar para unificar a legislação que trata da fiscalização ambiental e criar oportunidades para melhorar a infraestrutura turística e fazer da região um grande polo de geração de empregos, sem deixar de lado a necessidade de preservação do rio. “Juntos vamos ajudar as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor”, afirmou o candidato do Mato Grosso.
O engenheiro agrônomo e presidente do Instituto Cidadão Consciente e Participante (ICCP Brasil), Marcelo Conrado, testemunhou sobre a necessidade de recuperar o Rio Araguaia antes que suma do mapa. “Os ribeirinhos sempre falaram que o volume do rio estava diminuindo. Fomos verificar isso com dados e é verdade. Tem levantamentos que mostram que de 2007 a 2017 houve uma redução de mais de 50% da vazão mínima. Providências precisam ser tomadas. Precisamos de ações conjuntas para reverter esse quadro”, assegurou.
Após a conversa que teve com Ronaldo Caiado e Mauro Mendes, o guia de pesca Zé Legal afirmou que está confiante em mudanças. “Fiquei muito otimista. Nunca um candidato ou um governador veio aqui nos ouvir. Nunca tinha tido a oportunidade de falar sobre isso porque sou um homem humilde. Estou esperançoso. Queremos que a legislação de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará seja unificada”, explicou.
O guia de turismo Nivaldo Ferreira Matos também saiu satisfeito do encontro com os governadoriáveis. “Pedi que trabalhem muito a questão da conscientização dos turistas que nos visitam. Muitas veze eles vêm aqui e não levam sequer o lixo embora. Eles disseram que vão trabalhar muito essa questão da conscientização”, contou.
*Com informações da assessoria de imprensa