COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Novembrinho Azul, presidente Lula sanciona lei de autoria de Dr. Zacharias Calil

Campanha visa proteção e promoção de saúde de meninos de até 15 anos de idade

O presidente Lula sancionou a lei que institui a campanha Novembrinho Azul, a ser realizada todos os anos no mês de novembro. A nova lei é projeto do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB).

O Novembrinho Azul visa realizar em todo o país campanha e ações direcionadas à proteção e promoção de saúde de meninos de até 15 anos de idade. O foco é orientar e conscientizar os pais e os meninos sobre quadros de dor e aumento testicular e promover a aplicação da vacina contra o papilomavírus humano, o HPV.

Dr. Zacharias Calil diz que os cuidados diante dos riscos do HPV para os meninos precisam ser colocados entre as diversas prioridades das políticas de saúde do Brasil, tendo em vista a gravidade do tipo de doença que o vírus provoca. “É mais uma vitória importante que conquistamos para a saúde de nossas crianças”, comemora o deputado e cirurgião pediátrico por Goiás. 

Pela nova Lei, a cada mês de novembro os gestores do SUS devem ser capacitados sobre a importância de tratamentos preventivos para meninos de até 15 anos, evitando-se fatores de risco de doenças na vida adulta.