OPERAÇÃO

PF encontra minuta de estado de sítio no escritório de Bolsonaro em Brasília, diz site

Decretação seria necessária “para restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil”

Ministros do STF veem provas consistentes para prisão de Bolsonaro, diz colunista
Ministros do STF veem provas consistentes para prisão de Bolsonaro, diz colunista (Foto: Jucimar de Sousa)

Durante a operação da Polícia Federal (PF) contra tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito para manter o ex-presidente no poder, os agentes encontraram o que seria a minuta de um discurso de anúncio de decreto de estado de sítio no País no escritório de Bolsonaro, na sede do PL, em Brasília. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (8).

A coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, apurou que a decretação seria necessária “para restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil”. A minuta foi apreendida.

Um trecho do documento diz: “Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio (sic) e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem.”

O estado de sítio suspende temporariamente os direitos e as garantias dos cidadãos. Trata-se de um instrumento utilizado pelo presidente.

LEIA MAIS:

Alexandre de Moraes era chamado de “professora” por coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro