ANÁLISE

Plano Diretor de Goiânia pode passar por Conselho antes de ir à Casa Civil

Segundo a vereadora Sabrina Garcêz (PSD), que faz parte da comissão especial que trabalha no…

8 vereadores da Mista não votaram no parecer do Plano Diretor de Goiânia; saiba posição deles
8 vereadores da Mista não votaram no parecer do Plano Diretor de Goiânia; saiba posição deles (Foto: Câmara de Goiânia)

Segundo a vereadora Sabrina Garcêz (PSD), que faz parte da comissão especial que trabalha no Plano Diretor, a revisão do texto já está na fase de “retoques”. De acordo com ela, não está certo, mas o texto ainda pode passar pelo Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), antes de ir para a Casa Civil.

O Compur, vale destacar, é o órgão auxiliar de administração municipal para implementação de políticas urbanas da cidade. “Ainda não está confirmado, não é obrigatório, mas pode passar pelo Compur”, ressalta.

Destaca-se, o texto segue para a Câmara de Goiânia após a passar pela Casa Civil. Ele deve iniciar a tramitação, a partir da Comissão Mista. Vale lembrar que o último Plano Diretor de Goiânia é 2007.

Naquele ano, o atual secretário, Valfran, participou da comissão de análise. Neste atual colegiado, em relação a vereadores, além de Sabrina participam Santana Gomes (PRTB), Cabo Senna (Patriota) e Bruno Diniz (PRTB).

Agilidade

Vale lembrar, no último dia 11, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa, informou ao Mais Goiás que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tinha pedido agilidade na revisão do Plano. A expectativa, era que o texto fosse para a Casa Civil em dez dias.

À época, Valfran disse que o texto era o mesmo debatido pelos vereadores no ano passado e que a comissão verificaria a “forma”, ou seja, possíveis erros de escrita e inconstitucionalidade. Segundo Sabrina, de fato houve apenas revisão e pacificação de emendas. “Algumas estavam conflitantes”, destacou.