Imbróglio

Prefeito que teve candidatura cassada ganha as eleições em Petrolina de Goiás

O prefeito eleito nas novas eleições em Petrolina de Goiás não poderá exercer o cargo.…

O prefeito eleito nas novas eleições em Petrolina de Goiás não poderá exercer o cargo. Isso se dá pelo fato de quem ganhou foi Dalton Vieira (PP), que havia sido afastado em 2016, cassado em março deste ano e teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás. O órgão atesta que, apesar da vitória, ele não será reempossado. Dalton aguarda o julgamento de recurso e poderá recorrer da decisão que for tomada.

O pepista foi eleito com 3.075 votos nas eleição ocorrida neste domingo (1), realizada extemporaneamente justamente em decorrência da cassação da sua chapa. O segundo colocado foi o prefeito interino Tiago Cigano (PC do B), que teve 3.048 votos. No total, dos 7,9 mil eleitores do município, 6.369 foram às urnas, o que representa 80,62% do eleitorado local. Foram 51 votos brancos e outros 195 nulos nas 28 seções eleitorais da cidade. Porém, mesmo tendo ganho a eleição, Dalton continua afastado e o prefeito continua sendo Tiago Cigano pelo fato de ser presidente da Câmara Municipal.

Segundo a assessoria do TRE-GO, a candidatura de Vieira foi indeferia pelo fato de não estar legalizado diante as leis de transparência. A assessoria ainda alegou que o trâmite é demorado e pode durar todo mandato de Cigano, que termina em 2020.

Dalton Vieira Santos tem 58 anos e foi prefeito do município durante dois mandatos seguidos, entre 2000 e 2008. Ele tinha como vice Diano Hélio Duarte de Oliveira (DEM), que também foi cassado. Dalton é agricultor e se afastou da política até o ano passado.