COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Prefeitura de Goiânia planta 90 mil mudas de árvores e bate recorde histórico da cidade

Em meio ao debate ambiental devido à onda de calor em todo o Brasil, gestão do prefeito Rogério Cruz realiza nesta quarta (22) o maior plantio simultâneo de árvores da história da capital

O debate ambiental está entre os assuntos principais da política de vários países no mundo e ganhou força na pauta brasileira com a formação do chamado domo de calor, que aumentou a temperatura em boa parte do País nas últimas semanas. Em Goiânia, com temperaturas beirando os 40 graus, o tema também promete fazer parte do debate eleitoral em 2024. De olho nesse nicho, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, comanda nesta quarta-feira (22), uma ação de extrema importância para a qualidade de vida na cidade, o ArborizaGyn 3.0.

O programa será o maior plantio simultâneo de árvores da história de Goiânia. No total, 90 mil mudas serão plantadas em uma área de preservação permanente localizada na Avenida Rainha dos Lagos, no Jardins do Cerrado 4. O número faz alusão aos 90 anos de Goiânia, comemorados no mês passado. Serão utilizadas mudas nativas do Cerrado, como ipês e pequizeiros, além das espécies de jatobá, cagaita, guapeva, sombreiro, angico, aroeira e mangaba.

Neste debate ambiental, a administração do prefeito Rogério tem números para apresentar aos eleitores em um provável projeto de reeleição. Em 2022, a gestão já havia batido o recorde ao plantar 199.591 mudas, incluindo 62 mil no programa ArborizaGyn 1.0 e 50 mil na edição 2.0. Com o ArborizaGyn 3.0, a Capital vai superar a marca de 382 mil mudas plantadas desde 2021. Além do ArborizaGyn, a atual gestão também implementou o programa Disque-Árvore, projeto de plantio de árvores em calçadas de residências que já atendeu a mais de 7 mil solicitações. Vale lembrar que Goiânia é a capital mais verde do País segundo o IBGE.