8 de Janeiro

Presidente do União Brasil diz que partido irá apurar fala de Amauri Ribeiro sobre ter financiado atos golpistas

Bivar ainda afirmou que o partido "repudia veementemente qualquer ato ou manifestação que agrida a democracia”

Bivar avisa que será candidato a deputado, mas União Brasil descarta apoio a Lula
Bivar avisa que será candidato a deputado, mas União Brasil descarta apoio a Lula (Foto: Agência Câmara)

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, disse que vai submeter à Executiva nacional do partido a situação do deputado estadual, Amauri Ribeiro (UB), que afirmou ter ajudado a financiar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. “Levaremos à Executiva para reprimi-lo”, disse.

Bivar ainda afirmou que o partido “repudia veementemente qualquer ato ou manifestação que agrida a democracia”. Também taxou a declaração do deputado goiano como “inominável” e que dá a “ideia dos ativistas desse movimento golpista”.

A fala do parlamentar aconteceu durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Goiás na terça-feira (6), durante discussão com o deputado Mauro Rubem (PT). Na ocasião ele disse que merecia ser preso, pois ajudou a financiar os atos golpistas. “Eu ajudei a bancar quem estava lá […]. Eu ajudei, levei comida, levei água, dei dinheiro. Mandem me prender, eu sou um bandido, um terrorista, um canalha, na visão de vocês”.

Em nota, divulgada na quinta-feira (8), o deputado goiano afirmou que “a doação de pequena quantidade de água e alimentos aos patriotas foram feitas até o dia 31 de dezembro para pais de família, mães, avós, crianças, que nunca cometeram nenhum crime e estavam ali lutando por seu país. Esse fato não tem nenhuma relação com os atos de vandalismo que aconteceram em Brasília”.

Veja íntegra da nota emitida pela assessoria de Amauri:

O deputado estadual Amauri Ribeiro esclarece que as suas falas foram retiradas de contexto com o claro e evidente objetivo de associar sua imagem aos atos criminosos que aconteceram em Brasília (08/01).

Como tem sido enfatizado em suas falas, o deputado destaca que é preciso separar em dois momentos os fatos que aconteceram no Brasil depois do resultado das últimas eleições.

1) amplamente divulgado pela mídia, as manifestações, em sua grande maioria, foram realizadas de forma pacífica por patriotas que permaneceram acampados na porta de quarteis e não cometeram nenhum tipo de crime. Pessoas que estavam ali exercendo o direito fundamental à livre manifestação previsto na nossa constituição.

2) sobre os crimes cometidos em Brasília, Amauri ribeiro enfatiza que sempre condenou e pediu punição para aqueles que cometeram atos de violência e depredação. Da mesma forma, o deputado destaca que aquelas pessoas que não cometeram nenhum tipo de crime e estão presas até hoje sejam soltas imediatamente.

Sobre a doação de pequena quantidade de água e alimentos aos patriotas, elas foram feitas até o dia 31 de dezembro para pais de família, mães, avós, crianças, que nunca cometeram nenhum crime e estavam ali lutando por seu país. Esse fato não tem nenhuma relação com os atos de vandalismo que aconteceram em Brasília.