IMBRÓGLIO

Presidente nacional do Patriota deve esclarecer supostas irregularidades em convenção

O Cartório do Primeiro Ofício de Notas do Distrito Federal emitiu um nota devolutiva em…

Presidente do Patriota Nacional deve esclarecer suposta convenção irregular
Presidente do Patriota, Adilson Barroso, ao lado de Bolsonaro (Foto: Divulgação)

O Cartório do Primeiro Ofício de Notas do Distrito Federal emitiu um nota devolutiva em que cobra esclarecimentos do presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, sobre a convenção do último dia 31 de maio por supostas irregularidades. Dependendo do resultado, o evento poderá ser anulado. Na ocasião, houve a filiação do senador Flávio Bolsonaro.

Esta nota, do dia 7 de junho, foi motivada por uma ata que membros do partido levaram a Brasília pela anulação da convenção. Na devolutiva, são pedidos esclarecimentos sobre divergências de quantidades de membros, verificação quórum qualificado para alteração do estatuto da sigla e mais.Após os esclarecimentos – no prazo de 30 dias -, haverá nova análise.

Presidente do Patriota Goiás e secretário nacional da sigla, Jorcelino Braga afirma que o evento teve diversas irregularidades. Apesar disso, ele reforça que a possível anulação da convenção não tem relação com a filiação de Flávio. “Só se a maioria dos membros quiser, mas isso não foi discutido”, informou.

Ainda segundo ele, Adilson, que fez a convocação para a convenção três dias antes do evento – uma vez que o prazo do estatuto é seis – fez modificações no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para trocar delegados, a fim de aprovar as alterações. “Para mudar membros precisa de seis dias de antecedência para convocar a convenção e ter a maioria dos votos.”

Braga também ressalta que o presidente da sigla destituiu quatro delegados, inclusive o vice-presidente, Ovasco Rezende. “E criou dois cargos com direito a voto”, emendou. Um secretário, falecido em decorrência da Covid-19 também foi trocado sem anuência dos demais. Ao todo, Adilson teria garantido sete votos, contabilizou o presidente do Patriota Goiás.

Nota do vice-presidente

Por meio de nota, o vice-presidente da legenda, Ovasco Resende afirmou que, “mesmo com as irregularidades cometidas pelo Adilson, ele não conseguiu dentro da lei, a maioria dos convencionais com direito a voto”.

E ainda: “Desde o primeiro momento entendemos que as manobras feitas pelo atual Presidente do Partido, não atendia a legislação vigente, tornando a suposta convenção, nula de pleno direito. Da nossa parte, continuaremos a manter total transparência, cumprindo todos os princípios legais.”

“Hoje, o Cartório do primeiro ofício de notas do Distrito Federal, emitiu nota devolutiva cobrando do Adilson Barroso, que prove e esclareça sobre o quórum qualificado da convenção do dia 31/05/2021, deixando claro que, mesmo com as irregularidades cometidas pelo Adilson, ele não conseguiu dentro da lei, a maioria dos convencionais com direito a voto.

Desde o primeiro momento entendemos que as manobras feitas pelo atual Presidente do Partido, não atendia a legislação vigente, tornando a suposta convenção, nula de pleno direito.

Da nossa parte, continuaremos a manter total transparência, cumprindo todos os princípios legais.”

Bolsonaro

Jorcelino Braga também falou sobre a possibilidade da filiação de Bolsonaro. De acordo com ele, Adilson sempre falou diretamente ao presidente, e essa manobra teve esse fim. “O partido nunca foi contra a vinda, mas queríamos saber as condições e o projeto do presidente. Precisamos saber, mas ele só conversou com o Adilson e em segredo.”

Vale destacar, a diretoria da qual Ovasco e Jorcelino fazem parte tem mandato até 11 de novembro do ano que vem. “Ele não poderia mexer, antes disso.”