ATUALIZAÇÃO

Primeira-dama publica foto de Bolsonaro a caminhar pelo hospital

A primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nesta terça (4), no storie do Instagram, uma foto do…

Primeira-dama publica foto de Bolsonaro caminhando pelo hospital
Primeira-dama publica foto de Bolsonaro caminhando pelo hospital (Foto: Reprodução)

A primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nesta terça (4), no storie do Instagram, uma foto do presidente Jair Bolsonaro (PL) a caminhar pelos corredores do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde Bolsonaro está internado desde a madrugada de segunda (3) por causa de uma suboclusão intestinal.

Pelo Twitter, Bolsonaro disse que passou mal no domingo (2), após o almoço.

Segundo o presidente, os médicos colocaram uma uma sonda nasogástrica – que vai do nariz ao intestino. Existia a possibilidade de cirurgia, mas o médico de Bolsonaro, Antônio Macedo, decidiu pelo tratamento clínico e descartou o procedimento.

Também na segunda, a primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nas redes sociais que a internação tinha relação com atentado que o presidente sofreu em 2018. Em 6 de setembro daquele ano, o então candidato foi atingido por uma faca que perfurou fígado, pulmão e intestino quando estava em campanha, Juiz de Fora (MG). O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi julgado e está preso.

Filho de Bolsonaro fala sobre recuperação do presidente

Em entrevista à CNN nesta terça, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do presidente, afirmou que Bolsonaro pode ter alta em breve. “Ele, a qualquer momento, pode sim ter uma liberação por parte da equipe médica”, disse.

Segundo Flávio, o presidente está bem-disposto e passou bem a noite. O senador, no entanto, chamou de “idiotice sem tamanho” a tese de que a facada não ocorreu e afirmou que Bolsonaro terá que conviver com as consequências do atentado para toda a vida.

“Ele tem que ter uma restrição alimentar permanente. É uma rotina de alimentação difícil de cumprir na vida pública. […] É uma coisa que a gente vai conviver permanentemente. Ele não pode se dar ao luxo de fazer muitas coisas que ele gostaria de fazer com tanta frequência”, disse Flávio, mencionando que o pai gosta de comer pastel, pizza e churrasco.

“Quando ele está no Palácio do Planalto, em dia de trabalho, ele consegue comer bem e ter os horários certos. Agora quando não está, como aconteceu agora, ele está suscetível a que isso aconteça”, completou.

O boletim médico divulgado na noite de segunda-feira afirma que Bolsonaro “apresentou melhora clínica após a passagem da sonda nasogástrica, evoluindo sem febre ou dor abdominal”.

A avaliação sobre a necessidade de cirurgia dependia da chegada de Macedo ao hospital. O médico estava de férias nas Bahamas e voltou para São Paulo na madrugada desta terça. Segundo o cirurgião, um avião providenciado pelo hospital fez seu transporte —o Vila Nova Star não respondeu se repassará os custos à Presidência da República.