MANIFESTAÇÃO

Professores de Rubiataba fazem ato por reajuste de 33% no piso salarial

Cerca de 70 professores da rede municipal de Rubiataba, aproximadamente 209 km de Goiânia, realizaram…

Professores de Goianira fazem paralisação por piso nacional
Foto de professores de Rubiataba em ato por reajuste (Foto: Enviada ao Mais Goiás)

Cerca de 70 professores da rede municipal de Rubiataba, aproximadamente 209 km de Goiânia, realizaram um ato para pedir que haja o reajuste do piso salarial da categoria em 33,24%, conforme portaria do Governo Federal do último dia 4, nesta segunda-feira (7). Segundo um dos organizadores do evento, o docente Isac Ferreira, a lei do piso é constitucional e um direito que precisa ser cumprido.

Destaca-se, o grupo de professores chegou por volta das 11h na porta de uma rádio, onde o prefeito Padre Weber (PSD) dava entrevista sobre o tema. Às 12h05, após o fim do programa, eles saíram em carreata pela avenida Aroeira até às 12h30.

“Este reajuste [neste percentual] está previsto desde maio do ano passado. E durante a entrevista [na rádio] o prefeito não disse em momento algum que não tinha dinheiro. Ele falou que não poderia ultrapassar os 54% da folha de servidores. A alternativa, então, seria reduzir o número de comissionados”, declarou Isac.

Vale lembrar, o presidente Bolsonaro (PL) anunciou em 27 de janeiro pelo Twitter um reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da rede básica de ensino. Segundo o gestor federal, serão beneficiados mais de 1,7 milhão de professores de todo o Brasil. A portaria foi assinada no último dia 4.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o piso da categoria hoje é de R$ 2.886,24. Com a decisão do presidente, a remuneração mínima vai passar para R$ 3.845,63. A correção é maior do que a recomendada pelo Ministério da Economia, que se aproximava de 7,5%.

Depois de ato em frente à rádio, professores saíram em carreata (Foto: Enviada ao Mais Goiás)

Impossibilidade de reajuste de 33%

Nesta tarde de segunda, a Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM) emitiram nota conjunta sobre o reajuste do piso dos professores de 33,24%, assinado em portaria do último dia 4 pelo governo federal. “A mera vontade do Governo Federal em determinar que Estados e Municípios paguem o Piso, com a variação calculada pelo MEC e com porcentual muito acima de inflação, é tênue e será questionada judicialmente.”

Ainda segundo a nota, a maioria dos gestores municipais está descontente com “a maneira desrespeitosa com que o Governo trata prefeitos (as) e os próprios professores, na sua tentativa de reverter sua baixa popularidade às vésperas de uma eleição”.

“Como ressaltado na Nota Técnica e de Orientação, publicada pela FGM e AGM em 27 de janeiro, existe uma insegurança jurídica em relação ao reajuste do Piso do Magistério e a publicação de uma Portaria, em nosso entendimento, não resolve a questão.”

Desta forma, a AGM e FGM dizem que cada gestor deverá decidir como procederá até a Justiça se manifestar. As duas, contudo, orientam a aplicação do mesmo reajuste que foi concedido aos demais servidores até o desfecho do caso.

Prefeitura de Rubiataba

O Mais Goiás tentou contato telefônico com a prefeitura de Rubiataba, mas não teve sucesso. Segundo o site da administração municipal, o funcionamento é de segunda à sexta, das 7h às 13h. O portal, então, pediu um posicionamento por e-mail sobre a manifestação e a possibilidade de reajuste.