DETALHES

Projeto da prefeitura acaba com “penduricalhos” salariais na pasta de Finanças em Goiânia

Texto prevê remuneração de analistas e auditores de tributos por subsídio em parcela única

Projeto que prevê concurso de Analista de Tributos em Goiânia acaba com "penduricalhos"
Projeto que prevê concurso de Analista de Tributos em Goiânia acaba com "penduricalhos" (Foto: Jucimar Sousa / Mais Goiás)

O mesmo projeto de lei da prefeitura de Goiânia que cria a carreira de Analista de Tributos e iguala a carga horária em 40h semanais com os Auditores de Tributos, também prevê a remuneração por subsídio. Segundo trecho da proposta, que vai à Câmara Municipal ainda este ano – para que ocorra o concurso da nova carreira em 2022 -, o subsídio será em parcela remuneratória única, sendo “vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, prêmio, verba de representação”, etc.

Hoje, os auditores possuem gratificações. Caso a nova lei seja aprovada, os profissionais atuais terão o valor incorporado nos subsídios e não mais poderão ter acréscimos.

“A partir de 1º de janeiro de 2022, os titulares do cargo de provimento efetivo de Auditor de Tributos passam a ser remunerados, exclusivamente, por subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória”, diz trecho da proposta que o Mais Goiás teve acesso.

Os aumentos possíveis são por inflação (data base), ou por meio de decisão administrativa ou judicial. Destaca-se, as carreiras integram o quadro da Secretaria municipal de Finanças.

Novo Código Tributário

Com a aprovação do Novo Código Tributário no último mês de setembro, surgiu a necessidade da criação da carreira de analista, como processo de modernização do sistema tributário da capital, conforme justificativa a qual o Mais Goiás teve acesso.

Só para lembrar, a tramitação do novo Código Tributário de Goiânia teve iniciou no dia 9 de setembro de 2021. Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no dia 16 de setembro e, após a realização de audiência pública, no dia 23, foi aprovado na Comissão Mista, na última terça-feira (28), em sessão extraordinária.

LEIA MAIS:

Prefeitura de Goiânia prepara concurso para carreira de analista de tributos