ELEIÇÕES 2022

PSB ainda defende nome de José Eliton, diz presidente do PT

A presidente do PT, Kátia Maria, afirma que o PSB ainda defende que o ex-governador…

PSB ainda defende nome de José Eliton, diz presidente do PT
PSB ainda defende nome de José Eliton, diz presidente do PT (Foto: Reprodução)

A presidente do PT, Kátia Maria, afirma que o PSB ainda defende que o ex-governador José Eliton seja o pré-candidato ao governo de Goiás pela federação (PT, PV e PCdoB). Segundo ela, após 27 encontros regionais, o Partido dos Trabalhadores reafirma o nome do ex-reitor da PUC-GO Wolmir Amado, “sem fechar as portas para uma possível aliança com o PSB”.

A definição do possível nome da federação segue sem data. Isto, porque o PT já adiou duas vezes seu encontro estadual, ocasião em que tentaria fechar consenso com os demais partidos aliados. A primeira reunião estava marcada para 28 de maio – ocasião em que José Eliton retirou a pré-candidatura – e a segunda para 11 de junho.

O adiamento ocorreu por definição da diretoria nacional e a justificativa oficial foi a busca por consenso. Nos bastidores, a informação é que o PT nacional articulava por uma aliança com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). A possibilidade, contudo, depende de pacificação entre petistas e tucanos, o que parece difícil.

Pré-candidaturas

Mas se a majoritária está difícil, as chapas de deputados estaduais e federais parecem arrumadas. Após os 27 encontros, o partido recebeu inscrições para 72 pré-candidaturas: 53 estaduais e 19 federais. Vale citar, o PT tem direito a 31 nomes para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pela federação e 14 para a Câmara Federal.

Os encontros regionais ocorreram em Catalão, Orizona, Goiás, Inhumas, São Luís de Montes Belos, Jussara, Aragarças, Iporá, Santa Terezinha, Ceres, Goianésia, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Uruaçu, Mineiros, Rio Verde, Cachoeira Alta, Palmeiras, Pontalina, Itumbiara, Caldas Novas, Vila Boa, Formosa, Teresina, Anápolis, Valparaíso e Goiânia.