ARTICULAÇÃO

PSB diz que Eliton pode ser candidato ao que quiser, mas mantém diálogo com Mendanha

Presidente do PSB em Goiás, o deputado federal Elias Vaz disse que o ex-governador José…

PSB Goiás define se terá candidatura própria neste domingo
PSB Goiás define se terá candidatura própria neste domingo (Foto: Assessoria)

Presidente do PSB em Goiás, o deputado federal Elias Vaz disse que o ex-governador José Eliton – que se desfiliou do PSDB para entrar no PSB a convite de Geraldo Alckmin – pode ser candidato ao que ele quiser. Apesar disso, reforça que o partido continuará conversas com o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (sem partido), além de outras siglas, como o PT.

“Para o PSB, a filiação de José Eliton terá uma grande importância pelo simbolismo. Refletir a união dos democratas, das pessoas que acreditam na democracia, a união daqueles com disposição para combater o desgoverno de Bolsonaro (PL) no País. Uma reeleição dele seria a consolidação do flerte que ele tem com o fascismo, além do desastre econômico…”

Ainda segundo ele, a filiação do ex-governador não impedirá uma discussão ampla para buscar um “caminho para a criação de um polo progressista”. “José Eliton pode ser candidato a qualquer coisa. Mas vamos ver o melhor o caminho. É importante que ele tenha disposição de colocar o nome dele para isso”, declara.

Novamente sobre Mendanha, é preciso citar que o prefeito de Aparecida tentava se filiar ao PL e disputar o governo do Estado com o apoio de Bolsonaro. O presidente, contudo, escolheu o deputado federal Vitor Hugo (PL) para isso. Ainda assim, Mendanha disse que faria palanque para Bolsonaro.

Eliton deixa PSDB para se filiar ao PSB

O ex-governador José Eliton confirmou ao Mais Goiás, nesta quarta (30), que já comunicou ao PSDB sua desfiliação. O agora ex-tucano irá para o PSB, conforme já antecipado.

Vale lembrar, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, convidou Eliton nos últimos dias para se filiar ao PSB com a possibilidade de disputar o governo de Goiás. O ex-gestor do Estado, contudo, afirma que o projeto é ajudar a construir uma frente ampla, conversando com todos os partidos de oposição a Caiado (União Brasil) e Bolsonaro.

“Isso que me estimula. Minha meta é garantir o maior número de partidos em uma aliança desde o primeiro turno”, exclama. Segundo ele, uma possível candidatura ao governo é conversa para depois. “Inclusive, quero lutar para trazer o PSDB para essa aliança no primeiro turno.”