ELEIÇÕES

PSol já admite indicar Marina para vice de Haddad em São Paulo

Frustrado por estar sendo preterido na indicação de vice de Fernando Haddad (PT) ao governo…

PSol já admite indicar Marina para vice de Haddad em São Paulo (Foto: Twitter)
PSol já admite indicar Marina para vice de Haddad em São Paulo (Foto: Twitter)

Frustrado por estar sendo preterido na indicação de vice de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo, o PSOL passou a considerar dar apoio à ex-ministra Marina Silva (Rede) para a vaga.

Os dois partidos formam uma federação, e os psolistas, por serem a maior legenda, sempre entenderam que caberia a eles a prerrogativa de indicar o companheiro de chapa de Haddad. Dirigentes chegaram a dizer que uma eventual preferência por Marina poderia ameaçar a unidade dos partidos.

Com a predileção demonstrada pelo petista pelo nome da ex-ministra, o PSOL retirou essa objeção.

Pesquisas qualitativas feitas pela pré-campanha de Haddad ajudaram na mudança de posição, por terem constatado que ela amplia o apelo de Haddad junto à classe média de centro, evangélicos e ambientalistas.

Um obstáculo a ser transposto é convencer a própria Marina, que já se lançou para a Câmara dos Deputados. A Rede aposta nela como puxadora de votos.

O partido já declarou apoio formal a Haddad, e o PSOL deve seguir o mesmo caminho em breve, mesmo incomodado por se sentir desvalorizado na discussão sobre a formação da chapa. Os psolistas consideram lançar uma candidatura avulsa ao Senado, hipótese autorizada pelo TSE.