ELEIÇÃO

Romário Policarpo é eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia pela 3ª vez

O vereador Romário Policarpo (Patriota) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia pela terceira…

Mesa Diretora atual da Câmara de Goiânia é reeleita para biênio 2023/2024
Mesa Diretora atual da Câmara de Goiânia é reeleita para biênio 2023/2024 (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O vereador Romário Policarpo (Patriota) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia pela terceira vez, em eleição antecipada que aconteceu na tarde desta quinta-feira. A mesa diretora atual da Câmara de Goiânia foi reeleita para o biênio 2023/2024. As mudanças ficam para os novos cargos (e uma substituição): o quarto vice-presidente, Léia Klebia (PSC); e o corregedor, Joãozinho Guimarães (SD). A apresentação da única chapa foi feita por Sandes Júnior (PP).

Além deles, foram mantidos na chapa do presidente Policarpo: Clécio Alves (MDB) na primeira vice-presidência, Isaías Ribeiro (Republicanos) na segunda vice, Sandes Júnior (PP) na terceira vice, Anselmo Pereira (MDB) na primeira secretaria, Juarez Lopes (PDT) na segunda secretaria e Aava Santiago (PSDB) na terceira secretaria. Leandro Sena (Republicanos) substitui Anderson Bokão (PSDB) na quarta secretaria.

A votação forma nominal foi unânime em favor da chapa. Apenas um vereador, dos 35, não esteve presente. Contrário a eleição antecipada da mesa diretora da Câmara de Goiânia, o vereador Lucas Kitão (PSL) não participou da sessão. Ao Mais Goiás, ele disse que se fosse, legitimaria “a antecipação ilegal que estão promovendo”.

Eleição antecipada da mesa

Vale lembrar que a possibilidade de antecipação da eleição – uma emenda ao aumento de cargos – foi aprovada na última semana. Já a convocação, prevista na lei para ocorrer com 48h da antecipação, foi feita na última terça-feira (28).

Destaca-se que, além dos dois cargos na mesa, a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Finanças são contempladas com dois novos membros cada. Com isso, a Comissão Mista, que é proporcional, também recebe outras duas pessoas. Ao todo, as mudanças criam oito novas vagas – todas sem remuneração.

A medida tem como objetivo reforçar a governabilidade do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em votações mais expressivas. Desta forma, os líderes de bancadas que ainda não tinham sido “atingidos” por cargos são beneficiados.

Chapa eleita para o biênio 2023/2024

  • Presidente – Romário Policarpo
  • Vice presidente 1 – Clécio Alves
  • Vice-presidente 2 – Isaías Ribeiro
  • Vice-presidente 3 – Sandes Júnior
  • Vice-presidente 4 – Leia Klebia (cargo novo)
  • Secretário 1 – Anselmo Pereira
  • Secretário 2 – Juarez Lopes
  • Secretário 3 – Aava Santiago
  • Secretário 4 – Leandro Sena (atual Anderson Bokão)
  • Corregedor – Joãozinho Guimarães (cargo novo)