HOMENAGEM

Senador afirma que nada impede homenagem a Iris com mudança do nome do aeroporto de Goiânia

O senador Luiz do Carmo (MDB) disse que ele e sua equipe jurídica não encontraram…

Iris Rezende saindo de avião
Senador afirma que nada impede homenagem a Iris com mudança do nome do aeroporto de Goiânia (Foto: Jackson Rodrigues - Divulgação)

O senador Luiz do Carmo (MDB) disse que ele e sua equipe jurídica não encontraram nada que impeça a mudança do nome do aeroporto de Goiânia em homenagem a Iris Rezende (MDB). Família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área, publicou carta aberta na última quarta-feira (24) lamentando o que chamou de “desomenagem”. O projeto de lei que estabelece a alteração foi aprovado no Senado e tramita na Câmara dos Deputados.

De acordo com os familiares, o terreno que abriga o aeroporto foi doado ao estado com a condição de que servisse à operação aeroportuária e que o aeroporto se chamasse Santa Genoveva, em alusão à mãe de Pacheco, Dona Genoveva.

Luiz do Carmo também usou a internet para divulgar uma carta aberta sobre o assunto.

“Após a manifestação da família do doador da área, Altamiro de Moura Pacheco (…) fiquei surpreso com a existência de condição legal vedando a alteração do nome do aeroporto de Goiânia. Apesar de, até o momento, ninguém da família ter me procurado ou à minha assessoria. Apenas soube da informação através da imprensa”, apontou o senador em carta aberta.

Senador solicitou documentação que impede homenagem

Luiz do Carmo diz ainda ter solicitado a apresentação do documento que comprovasse exigência legal e que se a houver vai buscar solução para o caso.  “No entanto, tal documento ainda não nos foi apresentado”, pontua.

Apesar dos protestos da família de Altamiro de Moura Pacheco, Luiz do Carmo permanece com intenção de mudar o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear Iris Rezende. E diz que a história do doador “jamais será apagada”.

“Inclusive, acredito que se Dr. Altamiro estivesse vivo, como homem à frente de seu tempo e dotado de espírito público, não só concordaria com a homenagem a Iris, como talvez fosse ele próprio o autor da proposta, tamanha a proximidade e carinho que nutriam um pelo outro”, aponta.

Família contesta mudança no nome do aeroporto Santa Genoveva

Em carta publicada nas redes sociais, a família diz que o terreno foi doado por Altamiro de Moura Pacheco ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.

No documento, familiares ressaltam que Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”. Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta.

Senado aprovou homenagem a Iris Rezende

De autoria de Luiz do Carmo, o plenário do Senado aprovou na terça-feira (23) projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende. A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.

O projeto de lei muda o nome do Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva para Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende. A homenagem se soma a outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.