TRÊS RELATÓRIOS

Senador governista diz que apresentará relatório paralelo na CPI da Covid

O senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) disse, nesta terça-feira (5), que entregará um relatório paralelo…

Governista, Girão diz que fará relatório paralelo na CPI da Covid
Governista, Girão diz que fará relatório paralelo na CPI da Covid (Foto: Beto Barata - Agência Senado)

O senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) disse, nesta terça-feira (5), que entregará um relatório paralelo ao Renan Calheiros na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado. De acordo com ele, o parecer terá “impressões com base em fatos e não em narrativas”.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que presidia a sessão no momento da fala, debochou e disse que iria “retirar a palavra narrativa [dos registros taquigráficos] porque o monopólio do uso da palavra pertence somente ao senador Marcos Rogério”.

Marcos Rogério (DEM-RO), destaca-se, é outro que prometeu um relatório da base aliada no colegiado. O texto oficial, contudo, é do relator Renan Calheiros (MDB-AL). A previsão é de entrega no dia 19 de outubro.

CPI da Covid vai pedir o indiciamento de Bolsonaro em relatório

Renan Calheiros já adiantou que vai recomendar o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro em seu relatório, previsto para o dia 18 de outubro. “[Jair Bolsonaro] Pode ser e com certeza será [indiciado]. Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório. Ele com certeza será pelo crime que praticou.”

Segundo o senador relator, as figuras centrais de seu relatório, além do presidente, serão os ministros de Estado e membros do chamado gabinete paralelo.