Bastidores do Poder

Seplanh se tornou o principal foco de disputa entre grupos da Câmara Municipal

Não tem sido fácil a vida do Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), pela pressão…

Não tem sido fácil a vida do Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), pela pressão que tem recebido de dois grupos de vereadores que tentam ocupar a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) no Paço Municipal. De um lado o presidente da Câmara, o vereador Romário Policarpo (Patriotas), e de outro o vereador Henrique Alves (MDB), que já comandou a pasta durante administração do ex-prefeito Iris Rezende (MDB). A disputa é justificável: a Seplanh será uma das secretarias mais importantes da administração republicana por ter, sob sua tutela, o Plano Diretor de Goiânia e a plano habitacional prometido no plano de governo de Maguito Vilela, que prevê a construção de 15 mil casas na capital. O programa foi criado pela equipe de Maguito com a intenção de ser o maior dos municípios brasileiros, e se a condução da administração de Cruz for bem feita servirá como vitrine política para que comandar a pasta.

Ponto forte

Além da familiaridade com a Seplahn, a irmã de Henrique Alves é superintendente na pasta. Carolina Alves é a responsável pela análise do Plano Diretor.

 Ponto fraco

Rogério Cruz tem uma proximidade maior com Romário Policarpo e tem cedido com mais facilidade à pressões do presidente da Câmara.

 Perdendo forças

Outra indicação de que Henrique pode estar fora é a exoneração da Superintendente de Habitação e Regularização Fundiária, Célia Valadão, pelo prefeito, publicada no Diário Oficial desta terça-feira. Célia é ligada a Henrique e participou com ele da gestão irista.

Sem pressa

Quando é questionado sobre a escolha de um novo titular para a Secretaria de Planejamento e Habitação, o prefeito Rogério Cruz tem dito que não precisa de pressa e elogia o trabalho do secretário interino, Michel Magul. Afirma que Magul tem atuado com eficiência e discrição.

Calma aí

A Assembleia Legislativa está analisando uma forma para que todos os pedidos de deputados estaduais para que sejam colocados os setores da sociedade civil que representam na Assembleia Legislativa como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19 passem pela análise da Secretaria Estadual de Saúde.

Conter

A coluna apurou que a articulação para barrar os Projetos dos deputados está sendo feita entre o líder do governo, Bruno Peixoto, e o presidente da Assembleia, Lissauer Vieira.

Deixa como tá

O governo de Goiás não vai mudar o nome do Vapt Vupt, criado no governo de Marconi Perillo. O serviço continuará existindo com a mesma nomenclatura.

Nova marca

De acordo com a assessoria do governador Ronaldo Caiado, será criado pela administração democrata um serviço de atendimento ao cidadão exclusivamente virtual denominado Expresso.

Empresariado

Representantes das entidades comerciais dos Estados e da Confederação Nacional das Indústrias se reuniram hoje com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para debater ações dos empresários no combate à pandemia e aquisição de vacina pela iniciativa privada. O presidente da Fieg, Sandro Mabel, estava presente.

Pequenas empresas

Tomou posse nessa terça feira a nova diretoria do SEBRAE Goiás. Foram empossados o novo Diretor Superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o Diretor de Tecnologia e Gestão, João Carlos Gouveia e o Diretor de Atendimento e Relacionamento, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra.