PLENÁRIO

Sessões remotas podem ocorrer na Assembleia de Goiás para evitar faltas durante eleição

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pode utilizar sessões híbridas para evitar o alto de…

Sessões remotas podem ocorrer na Assembleia de Goiás para evitar faltas durante eleição
Sessões remotas podem ocorrer na Assembleia de Goiás para evitar faltas durante eleição (Foto: Valdir Araújo - Alego)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pode utilizar sessões híbridas para evitar o alto de número de faltas que historicamente ocorre no período eleitoral e garantir o quórum. Contudo, a previsão é que a Casa já retorne as atividades presenciais em 100% em fevereiro, conforme explica o presidente Lissauer Vieira (PSB).

Segundo ele, o regulamento prevê a possibilidade de sessões remotas, desde que convocadas pela Mesa Diretora. “Em caso de necessidade”, pontua.

Ele destaca, contudo, que nenhuma medida diferenciada para o período das eleições deve ocorrer. “A estratégia é conversar e tentar alinhar, conscientizar os deputados. Se precisarmos, faremos sessões híbridas”, reforça.

O recesso legislativo termina em 15 de fevereiro. O presidente Lissauer afirma que ainda não há projetos relevantes previstos para os primeiros meses do ano, mas acredita que alguns devem aparecer já no retorno das atividades. Ele, contudo, não precisou nenhuma possível matéria.

Por fim, Lissauer faz questão de enfatizar que, caso ocorra um novo surto de Covid-19, as sessões 100% presenciais poderão ser revistas.