TJ-GO

Governador recebe lista tríplice para escolha de desembargador

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Gilberto Marques Filho, entregou a a lista tríplice…

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Gilberto Marques Filho, entregou a a lista tríplice da Advocacia para a vaga de desembargador da Corte ao governador de Goiás José Eliton. Uma cópia do projeto de lei de autoria do tribunal que propõe alterações na organização judiciária estadual, com a criação de novas comarcas e varas de justiça, também foi entregue. Gilberto e Eliton se encontraram na manhã desta segunda-feira (11/06).

Segundo a Constituição do Estado, o governador tem o poder de escolha de um dos três nomes. A decisão deve ser tomada ainda ainda nesta terça-feira, segundo a assessoria de imprensa do governo.

Em sessão extraordinária da Corte Especial do TJ-GO, realizada nesta segunda-feira, foram escolhidos, a partir de lista sêxtupla definida pela Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), os três nomes que concorrerão ao cargo de desembargador. São eles Guilherme Gutemberg Isaac Pinto (15 votos), Ezequiel Morais Silva (12 votos) e Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins (13 votos).

O projeto de criação de novas comarcas e varas de justiça será enviado pelo TJ-GO para apreciação e votação pela Assembleia Legislativa. Como poder autônomo, o Judiciário envia diretamente para deliberação dos 41 deputados estaduais os projetos de lei relativos à sua estruturação. A proposta sugere ainda a criação de novas vagas de desembargadores.