PEDIDO

Tucanos assinam carta para que Eduardo Leite fique no PSDB

Tucanos de todo o País assinaram carta para que o governador do Rio Grande do…

Tucanos assinam carta para que Eduardo Leite fique no PSDB
Tucanos assinam carta para que Eduardo Leite fique no PSDB (Foto: Jucimar de Sousa/ Mais Goiás)

Tucanos de todo o País assinaram carta para que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), permaneça do partido. Derrotado nas prévias para o governador de São Paulo, João Doria, Leite articula para ser pré-candidato à presidência por outra sigla, possivelmente o PSDB.

No documento, que tem a assinatura do presidente do partido, Bruno Araújo, além de ex-presidentes, deputados, senadores e até governadores do PSDB, os correligionários pedem a permanência do gestor do RS. “Não admitimos a possibilidade de o perdermos nesse momento crucial para a história do Brasil”, diz trecho do documento.

Ainda segundo o texto: “Outubro se avizinha. O momento é de união em torno de um projeto que recoloque a Nação no caminho certo. A maioria dos brasileiros, cansada de tanto extremismo, está à espera do retorno à normalidade, e, nessa direção, de alguém que possa liderar uma campanha, ao mesmo tempo, empolgante, propositiva e viável.”

Resposta de Eduardo Leite

Pelo Twitter, Leite disse que quer mudar o Brasil e conversa com muitos que têm o mesmo sentimento. “Naturalmente, o PSDB é a conversa primeira e fundamental, já que é meu partido há mais de 20 anos”, começa.

Ele diz, ainda, que fica sensibilizado com a carta e que a manifestação “demonstra que o partido está alinhado com minhas preocupações com o país neste momento crucial de nossa história”. Ainda segundo ele, o documento permite que ele continue o diálogo interno “para ver como o PSDB pretende ser protagonista no processo nacional, junto com outras forças políticas do centro democrático”.

Vale destacar, na avaliação do governador João Doria, Eduardo Leite não é um mau perdedor e espera que ele repense a posição de disputar à presidência por outro partido. Ao podCast Poder em Jogo, do Mais Goiás, o tucano afirma que o colega “é um bom homem público, com longa e bonita trajetória pela frente”.

Confira a carta na íntegra:

“Caro governador Eduardo Leite,

Nos orgulhamos da sua trajetória: vereador, prefeito, governador do Rio Grande do Sul, sempre pelo PSDB, sempre tucano. Em todas essas etapas, de uma escalada absolutamente exitosa, encontramos sua marca registrada, composta pelas necessárias virtudes para o exercício da política: honradez, compromisso, determinação, preparo e competência.

O futuro do Brasil está em jogo!

Outubro se avizinha. O momento é de união em torno de um projeto que recoloque a Nação no caminho certo. A maioria dos brasileiros, cansada de tanto extremismo, está à espera do retorno à normalidade, e, nessa direção, de alguém que possa liderar uma campanha, ao mesmo tempo, empolgante, propositiva e viável.

Não admitimos a possibilidade de o perdermos nesse momento crucial para a história do Brasil.

O movimento cresce, reuniremos as forças necessárias, a missão será dada, e, certamente, como de costume, vitoriosamente cumprida.

Estaremos juntos!”

Bruno Araújo – Presidente Nacional do PSDB

Senador Tasso Jereissati – ex-presidente PSDB

Deputado Aécio Neves – ex-presidente PSDB

Pimenta da Veiga – ex-presidente PSDB

Teotônio Vilela – ex-presidente PSDB

José Aníbal – ex-presidente PSDB

Senador José Serra – ex-presidente PSDB

Governador Reinaldo Azambuja

Deputado Adolfo Viana – Líder PSDB na Câmara Federal

Deputado Pedro Cunha Lima – candidato a Governador da Paraíba

Raquel Lyra – candidata a Governadora de Pernambuco

Senador Plínio Valério – candidato a Governador do Amazonas

Senador Rodrigo Cunha – candidato a Governador de Alagoas

Senadora Mara Gabrilli

Deputado Carlos Sampaio

Deputado Daniel Trezciak

Deputado Eduardo Barbosa

Deputado Eduardo Cury

Deputado Lucas Redecker

Deputado Luis Carlos

Deputada Mariana Carvalho

Deputado Nilson Pinto

Deputado Paulo Abi Ackel

Deputado Rodrigo de Castro

Deputado Pedro Villela

Deputada Sheridan Oliveira

Armando Monteiro

Marco Vinholi – Presidente Diretório Estadual do PSDB/SP