VAI E VOLTA

Valéria Pettersen volta a ser exonerada em Goiânia para atuar em reeleição de Aparecida

A secretária de Relações Institucionais Valéria Pettersen voltou a ser exonerada pela Prefeitura de Goiânia.…

Valéria Pettersen volta à secretaria de Relações Institucionais de Goiânia
Valéria Pettersen volta a ser exonerada de prefeitura de Goiânia para ajudar reeleição em Aparecida (Foto: Reprodução)

A secretária de Relações Institucionais Valéria Pettersen voltou a ser exonerada pela Prefeitura de Goiânia. O motivo é o mesmo do desligamento ocorrido no último dia 14: votar a antecipação da Mesa Diretora da Câmara de Aparecida de Goiânia, onde ela é vereadora licenciada. Exoneração foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27).

Da outra vez, a votação não foi possível, pois não havia previsão legal, o que já foi sanado. Na segunda (25), o presidente da Casa, André Fortaleza (MDB), convocou os parlamentares para sessão extraordinária nesta quarta, às 15h.

A saída de Valéria é provisória. Como antes, o prefeito Rogério deve nomeá-la, novamente, nesta semana.

Exonerada: secretaria se manifesta sobre desligamento de Valéria Pettersen, veja:

“A Secretaria Municipal de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia informa que sua titular Valéria Pettersen, foi exonerada na manhã desta quarta-feira conforme o Decreto n° 4.227 publicado no Diário Oficial do Município. Valéria Pettersen retornou, temporariamente, ao cargo de vereadora em Aparecida de Goiânia, onde foi eleita em 2020, com o objetivo de participar da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024”.

Votação na Câmara não tem apoio da unanimidade

Alguns vereadores criticaram a alteração no regimento. Houve bate-boca durante a sessão que definiu a antecipação das eleições, realizada no dia 14 de outubro.

Sete parlamentares votaram contra e 17 favoráveis. Foram contra: o vice-presidente da casa, Fábio Ideal (PP), Araújo (MDB), Diony Nery (PSDB), Erivelton Contador (PP), Lélis Pereira (PP), Kézio Montalvão (Solidariedade) e Isaac Martins (PL). O suplente de Pettersen, Arnaldo Leite (MDB) se mostra contrário à medida, por isso a importância do retorno da vereadora à Câmara.

Nova eleição na Câmara de Aparecida de Goiânia

André Fortaleza enviou a convocação aos vereadores ainda na segunda-feiral, informando sobre a eleição. O pleito é para que vereadores escolham a Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. O presidente da casa se inspira na medida adotada pelo vereador Romário Policarpo (Patriota), em Goiânia, que também antecipou eleição.

O vereador foi escolhido ainda neste ano para assumir a presidência da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Com isso, o legislativo aparecidense passa por duas eleições para escolha da Mesa Diretora no mesmo ano.

Nos bastidores, a avaliação é de que a medida visa evitar que o vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB), caso assuma a prefeitura com saída de Gustavo Mendanha (MDB), impeça a reeleição de Fortaleza.

O presidente da casa chegou a dizer que não houve interferência de Gustavo Mendanha ou do secretário de articulação política de Tatá Teixeira para adoção das mudanças. Além disso, respondeu que há divergências com Vilmar Mariano, mas espera que possa dar continuidade ao atual trabalho da prefeitura. “Não quero tratar de boatos”, rebateu.