NÃO DEU

Vítor Hugo sofre derrota em disputa pela vice-presidência da Câmara

O PL decidiu ignorar o Palácio do Planalto e indicar o evangélico Lincoln Portela, de…

Vitor Hugo defende ausência de Bolsonaro em depoimento à PF
Vitor Hugo e Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)

O PL decidiu ignorar o Palácio do Planalto e indicar o evangélico Lincoln Portela, de Minas Gerais, para a eleição à vice-presidência da Câmara dos Deputados. Assim, o deputado goiano Major Vitor Hugo (PL), que era candidato indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), acabou derrotado.

A votação interna do partido ocorreu na terça-feira (24) e terminou com a derrota de Vitor Hugo por 19 votos, contra 21 recebidos por Portela. O Planalto orientou votação no deputado goiano, que é próximo a Bolsonaro e pré-candidato a governador de Goiás.

No entanto, a bancada do PL não acatou o pedido. É bom lembrar que pouco mais da metade dos deputados da sigla, que tem 77 representantes, votaram.

O nome de Portela foi anunciado pelo líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes, durante sessão na terça. O deputado indicado pelo partido é visto como um quadro tradicional e se posiciona a favor de matérias importantes ao governo Bolsonaro.

A função de vice-presidente permite presidir as sessões da Câmara dos Deputados na ausência de Arthur Lira (PP) e também comandar o Congresso na ausência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Eleições

Arthur Lira fará novas eleições para preencher a vice-presidência com a saída de Marcelo Ramos (PSD) após pressão do PL. A eleição também deve escolher novos nomes para a segunda e terceira secretaria da Mesa Diretora após mudanças de partidos dos respectivos representantes.