Rede sociais

Facebook faz parceria com a Lupa para as eleições 2018

O Facebook anunciou uma parceria com a agência Lupa para a checagem de fatos durante…

O Facebook anunciou uma parceria com a agência Lupa para a checagem de fatos durante as eleições de 2018, chamado Projeto Lupe!. A checagem será feita de quatro formas. A primeira delas é um boletim em texto e vídeo que vai checar as falas dos candidatos à presidência: se o candidato falar mentiras ou citar dados que não existem, a Lupa vai mostrar.

A segunda forma é através de um bot no Messenger que responderá perguntas com palavras-chaves feitas pelos usuários. Por exemplo, o usuário poderá perguntar “o candidato Tal é a favor da legalização da maconha?” e o bot irá responder baseado em fatos e declarações creditáveis feitas pelo candidato, apresentando breve resumo sobre o tema, se é real ou falso, e links para obter mais informações.

As outras duas formas são mais convencionais: a checagem de notícias para dizer se são verdadeiras ou falsas, confiáveis ou não, assim como, em sua página, o projeto deverá esclarecer dúvidas das pessoas sobre o próprio processo eleitoral, como questões em relação aos votos brancos e nulos.

A parceria é vista como uma forma do Facebook de tentar restaurar sua credibilidade e vem poucas semanas depois de explodir o escândalo da Cambridge Analytica, empresa que usou os dados de 50 milhões de usuários do Facebook a favor da campanha de Donald Trump. Por si só, a rede social já estava sob fogo pela proliferação de mentiras e desinformação durante a campanha eleitoral dos EUA, com direito até mesmo a intervenção de espiões estrangeiros.