Simulação de missão a Marte é um sucesso
Seis pessoas passaram um ano isoladas em região remota do Havaí
A simulação de viagem à Marte conduzida pela Nasa foi um sucesso, reporta o Gizmodo gringo. Seis pessoas passaram um ano isoladas em um domo branco na região remota e vulcânica de Mauna Loa no Havaí e não só mantiveram o desempenho esperado com também sua sanidade mental.
O teste serviu para testar como as pessoas iriam se comportar com um grau tão esmagador de isolamento e como ele iria afetar suas ações e suas relações interpessoais. As condições foram duras, mas não tão duras quanto em Marte. Do lado de dentro da tenda, a comida só era enlatada ou em pó e não havia nenhum grande conforto moderno e uma conexão muito limitada com o mundo exterior.
Além disso, caso eles se cansassem do lado de dentro e quisessem esticar as pernas, os participantes só podiam sair da tenda vestindo uma roupa espacial completa com seus 20 quilos apenas para se ver cercado por uma região cheia de nada e solo negro e vulcânico em todas as direções.
Mas a Nasa ainda não está satisfeita e já está preparando mais duas expedições de isolamento que vão se desenrolar até 2019. As missões também servem para levantar dados piscológicos importantes desde qual comida levar até qual é a mistura ideal de personalidade das equipes para evitar desavenças.