Cinema

Crítica: PINÓQUIO (2019) | Nos cinemas

“Pinóquio” é outra dessas histórias clássicas que sempre serão adaptadas ao longo dos anos –…

Pinóquio - nos cinemas - Roberto Benigni

“Pinóquio” é outra dessas histórias clássicas que sempre serão adaptadas ao longo dos anos – a versão mais conhecida continua sendo, claro, a do desenho de 1940 da Disney que, inclusive, está produzindo a sua versão live-action da história e terá Tom Hanks como Gepeto e Robert Zemeckis (“De Volta para o Futuro”) como diretor.

Mas este “Pinóquio” que chega aos cinemas brasileiros neste início de 2021 é uma produção italiana de 2019 com Robert Benigni na pele do carpinteiro que esculpe um menino de madeira e este magicamente ganha vida.

Dirigido por Matteo Garrone, o filme passa longe do tom colorido e musical do estilo Disney de ser. A história de Pinóquio fala sobre amadurecimento, encarar a realidade de um mundo conflituoso e perigoso. O longa italiano é sombrio, uma adaptação do livro de Carlo Callodi que utiliza o fantástico como peça habitual daquele universo – sem tentar justificar os elementos surreais -, e coloca o protagonista em sua jornada solitária diante da grandeza de um mundo cheio de seres com interesses, desejos e ansiedades.

Talvez para alguns o filme seja um tanto quanto cansativo justamente por possuir um clima sombrio e dramático – até teatral em muitos momentos – que diverge do que o público está acostumado com a história. Mas este “Pinóquio” é uma adaptação intrigante que traz frescor à uma trama tão conhecida.

O básico está lá, os elementos clássicos do texto estão presentes, mas ao mesmo tempo em que Callodi traz sobriedade e realismo (do ponto de vista temático e social), ele mistura fantasia ao utilizar atores maquiados e cenários contrastantes entre si. Inicialmente até soa esquisito, estranho, mas tudo se dissipa com o desenrolar da narrativa, e ao final estamos já acostumados com aquele mundo.

Aliás, a maquiagem, fotografia, figurino e direção de arte de “Pinóquio” são soberbos. Há cenas visualmente memoráveis que dariam belíssimos quadros. Enfim, uma adaptação revigorante de uma história constantemente adaptada. Vale a pena!

Pinocchio/ITÁLIA – 2019

Dirigido por: Matteo Garrone

Com: Robert Benigni, Federico Ielapi, Rocco Papaleo…

Sinopse: No live action de Pinóquio, somos apresentados à verdade sombria por trás de um clássico que marcou gerações. O solitário marceneiro Gepeto (Roberto Benigni) tem o grande desejo de ser pai, e deseja que Pinóquio (Federico Ielapi), o boneco de madeira que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência do jovem brinquedo faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres mágicos, que o levará a conhecer de fato os perigos do mundo.