Política

Câmara acerta ao aumentar o número de vereadores em Goiânia

Acréscimo de quatro vereadores em Goiânia é positivo sob a perspectiva da representatividade democrática na cidade

Câmara de Goiânia retorna com troca de acusações e confusão entre vereadores
Câmara de Goiânia retorna com troca de acusações e confusão entre vereadores (Foto: Divulgação)

Câmara dos Vereadores de Goiânia acerta ao decidir aumentar de 35 para 39 os eleitos para o parlamento da capital. Em primeira votação, foi aprovada o aumento das vagas para o legislativo goianiense. A matéria ainda precisa de nova votação em segundo turno no plenário para que siga para a sanção. Torço por nova vitória.

Goiânia cresceu demais e precisa de mais parlamentares neste que é o poder mais próximo da população. O vereador é quem normalmente o cidadão encontra no estádio, na feira, na escola dos filhos, na igreja. É com ele que o povo reclama do que falta em seu bairro, aponta as dificuldades da bolha em que vive.

Não é raro ouvir de vereadores a fila que se forma na porta da casa do cara todos os dias com gente levando demandas. Na hora em que ele vai para o trabalho, já sabe que terá que gastar bons minutos ali conversando com a população. Quer proximidade maior que essa? E quanto mais vereadores tivermos, maior será a representação dessas pessoas junto ao poder.

Gera um certo incômodo no meu íntimo quando vejo a cobertura da imprensa focada exclusivamente nos gastos. Eu só me lembro de Erasmo Carlos e o adapto aqui para a ocasião: estão dez anos atrasados.

Será que essa rapaziada não aprendeu nada com os trágicos quatro anos de Paulo Guedes à frente da economia do Brasil? Colocar o gasto como principal parâmetro para avaliar qualquer política pública nos trouxe ao descalabro e falência do Estado brasileiro que vemos agora. Foi por causa de só prestarem atenção no que é gasto e não naquilo que o dinheiro pode gerar que chegamos onde chegamos. E quando olho para os lados não acho que onde chegamos é um lugar muito legal de estar.

Se os quatro novos vereadores melhorarem a qualidade da representatividade na Câmara e o ambiente ficar mais fidedigno perante as ambições do goianiense, trata-se de um dinheiro muito bem gasto. E isso só depende do voto do cidadão que mora em Goiânia.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação