Cinema

Bilheteria EUA: Novo ‘Jogos Vorazes’ mantém a liderança, ‘Napoleão’ estreia bem e ‘Wish’, da Disney, fracassa

“Wish – O Poder do Desejo”, a mais nova aventura animada da Disney, foi projetada…

(Foto: Divulgação)

“Wish – O Poder do Desejo”, a mais nova aventura animada da Disney, foi projetada para chegar ao topo das bilheterias durante o feriado de Ação de Graças. Em vez disso, as vendas de ingressos ficaram aquém das expectativas com fracos US$ 19,5 milhões no fim de semana tradicional e US$ 31,7 milhões nos cinco dias. O longa estreou em terceiro lugar ficando atrás de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros” e das Serpentes”, da Lionsgate, “Napoleão” de Ridley Scott.

No fim de semana, a fábula musical “Wish” foi projetada para arrecadar US$ 35 milhões no fim de semana tradicional e US$ 45 milhões a US$ 50 milhões nos primeiros cinco dias de lançamento. As vendas de ingressos não foram tão catastróficas quanto o fracasso do estúdio em 2022, “Mundo Estranho” (US$ 12 milhões no fim de semana tradicional e US$ 18 milhões nos cinco dias), mas não chegaram nem perto de “Encanto” de 2021, que estreou com US$ 40,3 nos primeiros cinco dias em uma época onde a pandemia ainda estava forte no país.

“Wish” também somou US$ 17,3 milhões nas bilheterias internacionais, estreando em apenas 27 mercados (cerca de 40% de sua eventual presença no exterior), elevando seu total global para fracos US$ 49 milhões.

“Napoleão”, um épico de guerra de US$ 200 milhões, estrelado por Joaquin Phoenix como o infame governante francês, estreou em segundo lugar com US$ 21 milhões acima do esperado no fim de semana tradicional e US$ 32,5 milhões nos primeiros cinco dias de lançamento. Globalmente, “Napoleão” gerou US$ 78,8 milhões.

Com os inícios sem brilho de “Wish” e “Napoleon”, o campeão do fim de semana passado “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” pousou no topo novamente. A prequel, estrelada por Rachel Zegler e Tom Blyth em uma aventura de ação que se passa décadas antes da chegada de Katniss Everdeen, arrecadou US$ 28,8 milhões no fim de semana e US$ 42 milhões desde quarta-feira. Gerou US$ 98,3 milhões na América do Norte e quase US$ 200 milhões globalmente.

“Trolls 3 – Juntos Novamente”, da Universal e da DreamWorks Animation, ficou em quarto lugar, com US$ 17,5 milhões no fim de semana e US$ 25,3 milhões desde quarta-feira. A terceira sequência de animação, que arrecadou US$ 64,4 milhões até o momento nos EUA, provavelmente reduziu a participação de “Wish”, já que os filmes infantis tinham como alvo o mesmo grupo demográfico. “Trolls 3” arrecadou US$ 145 milhões em todo o mundo após dois fins de semana de lançamento e custou comparativamente econômicos US$ 95 milhões para ser produzido.

O filme de terror natalino da Sony, “Thanksgiving”, ficou em quinto lugar com US$ 7,1 milhões no fim de semana e US$ 11,1 milhões no período de cinco dias. O sangrento filme gerou US$ 24 milhões até o momento, o que é decente, visto que custou apenas US$ 15 milhões para ser produzido.

“As Marvels”, da Disney, caiu para o sexto lugar, com mais US$ 6,4 milhões no fim de semana e US$ 9,2 milhões desde quarta-feira. A mais recente aventura de quadrinhos do Universo Cinematográfico Marvel arrecadou US$ 76 milhões na América do Norte e US$ 187 milhões globalmente até agora. Nesse ritmo, não chegará nem perto do fim de semana de estreia de seu antecessor, “Capitã Marvel” de 2019 (US$ 153 milhões), quando sair dos cinemas nos EUA e no Canadá. Pior ainda, parece ser o primeiro filme do MCU a ficar abaixo de US$ 100 milhões nas bilheterias dos EUA.