Cinema

Cine Cultura recebe 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Mostra acontece entre os dias 18 e 21 de março

Com entrada gratuita, a mostra terá início na segunda-feira (18/03), com exibição de 18 produções, além de debates e oficinas_
(Foto: Divulgação)

Com entrada gratuita, a mostra terá início na segunda-feira (18/03), com exibição de 18 produções, além de debates e oficinas_

O Cine Cultura exibe, entre os dias 18 e 21 de março, a 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, evento que também acontece simultaneamente em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal convidando o público a debater o país além da tela. A programação é toda gratuita e será aberta na segunda-feira, dia 18, às 18h, com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, com homenagem ao cineasta nesta edição, às 19h30.

A iniciativa terá ainda oficinas com educadores, com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. Os cursos serão ministrados no Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus Goiânia, na Rua 75, número 46, Centro, de 19 a 22 de março, das 14h30 às 17h30, com inscrição no link https://forms.gle/iXQNC2ciVmF4mAhr9.

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.

Em uma segunda fase, o evento terá a Mostra Difusão, cuja programação desta 13ª edição ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril.

Os espaços, incluindo os do interior, foram cadastrados pelo Ministério da Cultura (MinC), que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A produção geral é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a produção local, dos Câmpus Cidade de Goiás, e de Goiânia, do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas por meio das redes sociais do evento e do site: mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br