Cinema

Crítica: Besouro Azul (2023)

Longa-metragem é estrelado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine

(Foto: Warner Bros.)

“Besouro Azul” está longe de ser uma bomba como os recentes “Homem-Aranha 3” e “Shazam 2”, mas é um desses filmes de super-heróis que não fede nem cheira. Aliás, é um filme sem total personalidade que já começa no visual do herói que nitidamente é um genérico de Homem de Ferro, como também o vilão com quem luta é uma reprodução qualquer coisa dos vilões do personagem imortalizado no cinema por Robert Downey Jr.

O filme não chega a ser péssimo porque ele encontra força no núcleo familiar que é bacana, tocante e divertido, e é ele que injeta ao filme coração e força para conquistar a plateia. Fora isso, infelizmente, o longa não sabe trabalhar bem seus clichês e entrega uma experiência que soa repetitiva e fora de tom.

Nenhum filme tem a obrigação de ser revolucionário ou um divisor de águas para o gênero, mas em uma época onde estamos passando por uma saturação de filmes de super-heróis – com a Marvel e a DC derrapando feio -, “Besouro Azul” pode ser uma diversão corriqueira ok em um domingo a tarde com a família, mas é um filme que ressalta a falta de interesse dos estúdios em buscar vozes criativas ousadas, e mostra que estão mais interessados em entregar o mais do mesmo para o público e acreditar que este vai aceitar – as recentes péssimas bilheterias da maioria dos lançamentos recentes comprovam que não é bem por aí.

Enfim, ao mesmo tempo em que me diverti em certos momentos com o ótimo elenco da família (George Lopez e Adriana Barraza roubam a cena) e a boa química entre Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, por outro lado o filme deixa a desejar nas cenas de ação, nos vilões fraquíssimos e em explorar mais o lado heroico do personagem. E pra variar, todas as cenas de ação são no escuro para economizar nos efeitos visuais, e portanto, torná-las ainda mais esquecíveis.

Blue Beetle/EUA – 2023

Dirigido por: Angel Manuel Soto

Com: Xolo Maridueña, Bruna Marquezine, George Lopez, Susan Surandon…

Sinopse: Besouro Azul, baseado nos quadrinhos da DC, segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Em meio a uma busca por seu propósito no mundo – e um emprego – o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena, conhecida como Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico – o que lhe dá uma armadura superpoderosa e lhe garante poderes. O problema é que o item é de grande interesse da empresária Victoria Kord (Susan Sarandon), que une forças ao vilão Carapax (Raoul Max Trujillo) para recuperá-lo. Nessa confusão toda, Jaime só poderá contar com a ajuda da própria família e da jovem Jenny Kord (Bruna Marquezine). E agora, o jovem deverá enfrentar desafios imprevisíveis, tendo sua vida transformada para sempre, ao se tornar o Super-Herói Besouro Azul.