Crítica: Emilia Pérez (2024)
Longa-metragem foi dirigido por Jacques Audiard
“Emília Pérez” é o filme mais superestimado de 2024! Tenho dificuldades em entender como este filme tem sido indicado para premiações e ainda cotado para as principais categorias. Fora o fator representatividade, “Emília Pérez” é um péssimo longa musical que possui uma trama toda bagunçada e sem foco, e apesar dos competentes atores, a narrativa é desconjuntada e sem emoção alguma.
A ideia é até interessante: acompanhar a trajetória deste rei do tráfico que decide realizar o seu sonho de se tornar uma mulher, afinal, como uma pessoa, e todos aqueles ao seu redor, iriam lidar com tamanha mudança na vida de alguém tão importante. e temido, naquele seu mundo? Mas Manitas, ou futura Emilia Pérez, decide não contar para o mundo e à partir daí o filme muda de objetivo em vários momentos. Torna-se uma história de um “pai” querendo se reconectar com a família, depois de um ser humano tentando se redimir e ajudar pessoas que foram prejudicadas por suas ações no passado, ao mesmo tempo em que temos o drama da personagem de Zoe Saldana que é a responsável por ajudar Emilia em sua transição, o da mãe (Selena Gomez) que precisa lidar com a “morte” do marido, etc, etc, etc. São vários caminhos colocados e, ao menos para mim, nenhum deles alcança o nível de interesse e emoção almejados.
E ainda que tenha ideias inicialmente instigantes para compor uma história minimamente fora do comum, “Emilia Pérez” quer ser um musical, mas nenhuma música funciona. A parte musical quebra totalmente a dramaticidade da trama e não se encaixa em nada com o visual do filme. É uma obra que não tem cara de musical e as canções acontecem de maneira tão fora do lugar que o resultado me tira totalmente do filme.
O elenco é talentoso e competente, sem dúvida, mas ao fim, nada aqui permaneceu comigo após o seu encerramento. Em minha opinião, me parece uma obra onde as pessoas “precisam gostar” por causa da representatividade trans na narrativa, e menos por causa da competência como filme. E ainda tem gente falando que o longa é favorito para levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2025… É muita decepção!
Emilia Pérez/FRANÇA, BÉLGICA, MÉXICO – 2024
Dirigido por: Jacques Audiard
Com: Zoe Saldana, Karla Sofia Gascón, Selena Gomez…