Cinema

Crítica: Gran Turismo (2023)

Longa-metragem é baseado em uma história real

(Foto: Divulgação)

Inspirado no jogo homônimo de videogame da PlayStation, “Gran Turismo” é um ótimo material derivativo e de divulgação das marcas envolvidas. Ele consegue ao mesmo tempo colocar os desavisados à par das intenções por trás da criação do jogo (e como isto foi feito), como também traz uma história real inspiradora para corroborar a criação do mesmo. É o melhor dos dois mundos!

No frigir dos ovos, este filme do diretor Neill Bloomkamp (Distrito 9) não foge da fórmula dos filmes de esporte e entrega o óbvio do óbvio. Já sabemos o que vai acontecer do início ao fim, e até mesmo as motivações e dramas em torno dos personagens (principalmente do protagonista) são desde o início previsíveis.

No entanto, ainda assim, “Gran Turismo” funciona e entrega uma diversão envolvente e eficiente. É um filme de corrida bem filmado e com ritmo capaz de nos deixar torcendo, e empolgados, com suas corridas. E Bloomkamp é criativo ao utilizar o estilo visual do game dentro das cenas de corrida de maneira nada forçada ou fora de contexto.

Gran Turismo/EUA – 2023

Dirigido por: Neill Bloomkamp

Com: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe…

Sinopse: Gran Turismo – De Jogador a Corredor é um filme norte-americano de ação e drama que leva o nome da franquia de jogos homônima iniciada em 1997. Dirigido por Neill Blomkamp, ​​o longa é baseado em uma história da vida real diretamente relacionada aos jogos. Na produção, conhecemos o jovem Jann Mardenborough (Archie Madekwe), cujas habilidades impressionantes no Gran Turismo o levaram de jogador a corredor profissional. Desde sua adolescência, Jann era apaixonado pelo game, acostumado a jogá-lo no console, mas suas habilidades cresceram de tal forma que o levaram a viver uma verdadeira fantasia improvável. Ele foi convidado pela Nissan para participar de uma série de competições que buscavam tornar jogadores em verdadeiros pilotos de corrida profissional. Se destacando cada vez mais e nunca parando de correr atrás da realização de seus desejos, o jovem desafiará o impossível, encontrando a motivação necessária em um grupo que também acredita no seu potencial.