Cinema

Crítica: ‘Hypnotic – Ameaça Invisível’ (2023) com Ben Affleck e Alice Braga

Longa-metragem foi dirigido por Robert Rodriguez

(Foto: Divulgação)

As pretensões de “Hypnotic – Ameaça Invisível” são até bacanas, mas no frigir dos ovos temos um filme apressado, que opta mais pela diversão fantástica do que, necessariamente, em desenvolver os conceitos de sua história. No entanto, o longa, confesso, consegue ser minimamente divertido para assistir em um domingo depois do almoço. Não é nada excepcional, ou memorável, mas é uma diversão ligeira que não ofende – mas requer a suspensão de descrença.

Na trama, Ben Affleck interpreta o detetive Danny Rourke que começa a investigar uma série de roubos onde irá descobrir que a sua própria filha, até aqui desaparecida, está conectada ao caso de alguma maneira. E o problema irá envolver um vilão conhecido pelo alto poder de hipnose, o que torna tudo ainda mais imprevisível já que a realidade começa a se misturar com as recriações do cérebro.

Lidar com realidade é um tema bastante comum na ficção científica, e inserido na embalagem de um blockbuster tivemos anos atrás o popular “A Origem” do diretor Christopher Nolan, que lida com o mundo dos sonhos. “Hypnotic” nitidamente se inspira no estilo de produção de Nolan, e também mescla outras inspirações como “Scanners”, por exemplo.

O diretor aqui é Robert Rodriguez, e Robert Rodriguez não é nenhum Christopher Nolan, portanto, “Hypnotic” possui uma trama no fim das contas bem básica onde o tema central é o amor e a família. O roteiro do próprio Rodriguez com Max Borenstein abraça totalmente o conceito fantástico de hipnose, e ambos criam um filme com DNA de obra de super-herói. Algo que resulta em uma produção bem mais simples e carregada de reviravoltas ora surpreendentes, de fato, mas em outros momentos bem forçadas que parecem existir apenas para “surpreender o público”, afinal, em um filme onde qualquer coisa pode ser real ou não, temos inúmeras possibilidades para criar qualquer resolução que irá enganar o expectador. Muitas vezes soa como pura conveniência de roteiro, mas a diversão continua.

Ainda que tenha seus problemas, “Hypnotic – Ameaça Invisível” é um passatempo bacana que não ofende. Não é um filmaço, mas é um desses filmes B de ficção científica onde precisamos abraçar a fantasia e embarcar na montanha russa.

Hypnotic/EUA – 2023

Dirigido por: Robert Rodriguez

Com: Ben Affleck, Alice Braga, JD Pardo, William Fichtner…

Sinopse: Hypnotic – Ameaça Invisível é um filme de ação e suspense dirigido por Robert Rodriguez. No longa, o detetive Danny Rourke (Ben Affleck) se envolve na investigação de um caso complexo envolvendo uma série de roubos em larga escala. No decorrer da investigação, Rourke descobre que sua própria filha – que está desaparecida – pode estar conectada ao caso de alguma forma. E além da pressão para resolver os crimes, o detetive ainda precisa lidar com um misterioso programa do governo que, assim como sua filha, pode ter algo a ver com a conspiração. Além de Affleck, a produção também traz a atriz brasileira Alice Braga no papel de Diana Cruz.