Streaming

Crítica: Robert Downey Sr. (2022) – Netflix

Longa-metragem já está disponível no catálogo da Netflix

(Foto: Netflix)

Um dos melhores filmes de 2022 é este documentário dirigido por Chris Smith mas idealizado, produzido e bancado pelo astro de Homem de Ferro, Robert Downey Jr. E o longa explora justamente o relacionamento do ator com o seu pai, cineasta independente que marcou o circuito de filmes pequenos durante décadas nos EUA e faleceu recentemente em 2021.

Robert Downey Jr. nasceu em uma família de artistas. Cresceu em meio a viagens, gravações constantes e set de filmagens movimentados. Seu pai não era um milionário e seus filmes não eram agregadores exorbitantes de bilheteria, pelo contrário, Robert Downey Pai, ou Senior (Sr.) como é chamado em inglês, sempre abraçou a liberdade criativa e batalhou bastante para fazer os seus filmes. A cidade de Nova York era seu cenário ideal, depois passou um período em Los Angeles, mas retornou à maior cidade do mundo para continuar suas produções modestas carregadas de ironia e um humor peculiar sobre a vida e suas austeridades.

Este documentário disponibilizado pela Netflix, intitulado aqui no Brasil de “Robert Downey Sr.” e apenas “Sr.” nos EUA, é não apenas um retrato tocante do relacionamento – por vezes conturbado – entre pai e filho, mas é também o repeito de um filho pelo seu pai e sua família. É uma carta de amor à uma pessoa que foi importante em sua formação, e que era imperfeito como qualquer ser humano.

É inegável o carinho, o respeito e o amor de Downey Jr. por seu pai ao longo de todo o filme. A obra se aprofunda em um lado emocional irreverente ao filmar os bastidores da vida de Downey Sr. já na velhice, e em como ele não deixava de dirigir cada momento – sempre preocupado com a posição da câmera e de que nada era dispensável, mas tudo devia ser filmado pois poderia ser útil na sala de edição. Além do amor de um filho pelo pai, o documentároo é também uma carta de amor ao cinema, à paixão de fazer filmes e de viver deles. É irresistível. É delicioso. É um deleite que precisa ser visto por mais pessoas.

Sr./EUA – 2022

Dirigido: Chris Smith

Com: Robert Downey Jr., Robert Downey Sr. e família

Sinopse: Robert Downey Jr. faz uma homenagem a seu falecido pai neste documentário que relembra a vida e a carreira do cineasta Robert Downey Sr.