Cinema

Gary Oldman diz que filmes do ‘Batman’ e ‘Harry Potter’ salvaram sua vida como pai

Ator interpretou James Gordon e Sirius Black, respectivamente, nos filmes de cada franquia

Gary Oldman está compartilhando por que sempre será grato pelos filmes de Harry Potter e do Batman do diretor Christopher Nolan.
(Foto: Divulgação)

Gary Oldman está compartilhando por que sempre será grato pelos filmes de Harry Potter e do Batman do diretor Christopher Nolan.

O ator ganhador do Oscar – que é pai dos filhos Alfie, Gulliver e Charlie e do enteado William – explicou que foi escalado como o padrinho de Harry Potter, Sirius Black, depois de se tornar pai solteiro. (Oldman se divorciou de sua ex-esposa, Donya Fiorentino, em 2001.)

“Aos 42 anos, acordei divorciado e tinha a custódia desses meninos e isso, por si só, era…” ele disse no episódio de quinta-feira do The Drew Barrymore Show. “E isso aconteceu em um momento onde muitas produções estavam sendo filmadas na Hungria, Budapeste, Praga, Austrália, você sabe, todos esses lugares.”

Barrymore então explicou ao público que os locais de filmagem mudaram ao redor do mundo devido a “razões fiscais”.

Como resultado, Oldman disse que “recusou muito trabalho” para estar com os filhos. “Graças a Deus por Harry Potter”, disse ele a Drew Barrymore. “Eu te digo, os dois – Batman e Harry Potter – realmente me salvaram, porque isso significava que eu poderia fazer menos trabalho com mais dinheiro e depois estar em casa com as crianças.”

Oldman, que está sóbrio há 27 anos, estreou como Sirius Black em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, de 2004. Ele iria reprisar o papel nos dois episódios seguintes, antes do fim trágico de seu personagem em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, de 2007.

O ator também estrelou como o comissário do Departamento de Polícia de Gotham City, Jim Gordon, na trilogia “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan, um papel para o qual ele voou de Los Angeles 27 vezes para poder estar com seus filhos durante seus dias de folga. “Eu voava por um dia, fazia uma filmagem por dia”, disse ele. “Para crédito de [Nolan], ele cumpriu o cronograma e eu ia para casa por três dias, voltava para dois, ia para casa por um fim de semana, voltava para um dia… caso contrário, eu apenas sentia que eles estavam sendo criados por um babá.”

Oldman admitiu que decidiu ser mais ativo como pai depois de “não estar presente o tempo todo” para cuidar de seu primeiro filho, Alfie. Ele continuou: “Tive a oportunidade de ter esses outros dois filhos e pensei: ‘Não posso. Agora recebi um verdadeiro presente para ser o pai que imaginei que poderia ser com o primeiro menino, Alfie, e então tive a chance de consertar isso e mudar isso.”

Ele disse que sua “maior conquista” como pai é que seus filhos cresceram e se tornaram “pessoas legais”.
“Meus filhos não são gênios, mas são pessoas muito, muito legais”, disse ele. “Acho [que precisamos] de mais pessoas legais no mundo. Temos gênios, já fizemos o suficiente deles. Precisamos de pessoas realmente gentis. De bom coração e não mesquinhas.”