Cinema

Indicação: ‘Colateral’ (2004), com Tom Cruise e Jamie Foxx

Longa-metragem foi dirigido por Michael Mann

Dirigido por Michael Mann, o mesmo diretor de filmaços como “Fogo Contra Fogo” (1995), “O Informante” (1999) e “Inimigos Públicos” (2011), dirige aqui outro trabalho memorável de suspense e ação onde o roteiro pega uma situação aparentemente corriqueira (um sujeito entra no táxi e pede para levá-lo em determinado lugar) e a transforma em uma corrida pela sobrevivência em um filme policial que foge dos clichês do gênero para também entregar um estudo de personagem essencial para nossa identificação. 

Em meio a tudo isso, Mann muda as expectativas ao escalar Tom Cruise – geralmente o mocinho – para encarnar o vilão da história: um assassinato de aluguel frio, e até simpático, chamado Vincent. Em contrapartida, temos o estupendo Jamie Foxx (indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel) como Max, o motorista do táxi com bom coração e cheio de planos na vida. 

O longa se passa todo durante uma noite em Los Angeles e a teia de acontecimentos, ao mesmo tempo em que nos deixa atônitos e sem fôlego no sofá, foge dos exageros e se sustenta essencialmente na tensão e imprevisibilidade de seu desenrolar. Um filmaço que merece ser mais lembrado!

Collateral/EUA – 2004

Dirigido por: Michael Mann

Com: Tom Cruise, Jamie Foxx, Jada Pinkett Smith, Mark Ruffalo…

Sinopse: Max (Jamie Foxx) trabalha como motorista de táxi há 12 anos, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles. Porém, em uma noite aparentemente tranquila, ele encontra Vincent (Tom Cruise), um homem que pega o táxi como se fosse um passageiro qualquer. Porém Vincent é um assassino de aluguel, que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico, que está prestes a ser condenado por um júri federal. Vincent precisa matar 5 testemunhas-chave do processo e conta com Max para fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos. Obrigado a seguir as ordens de Vincent, Max precisa ainda lidar com a possibilidade de ser morto por seu passageiro a qualquer momento, já que Vincent pode usá-lo para proteção pessoal.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)