Cinema

Indicação: ‘Filadélfia’ (1993) com Tom Hanks e Denzel Washington

Longa-metragem foi dirigido por Jonathan Demme, mesmo diretor de "O Silêncio dos Inocentes"

(Foto: Divulgação)

“Filadélfia” atualmente pode não causar o mesmo impacto devido ao fato de a Aids ser uma enfermidade com possibilidades de maior tratamento que ajudam as pessoas a viverem com melhor qualidade de vida. Mas lá atrás na década de 80 para 90, Aids não era apenas um monstro assustador para o público geral, mas também era uma doença que carregava enorme preconceito por ser relacionada aos gays. E até então, Hollywood nunca tinha tratado o assunto com tamanha ênfase como “Filadélfia” fez bravamente em 1993.

Dirigido por Jonathan Demme (de “O Silêncio dos Inocentes”), o longa conta a história real de Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia que está no auge de sua carreira. No entanto, após descobrirem que ele é portador do vírus HIV, Andrew é demitido da empresa sem muitas cerimônias. Portanto, ele resolve contratar os serviços de Joe Miller (Denzel Washington) para lhe ajudar a conseguir justiça pelos danos morais sofridos. Miller é um advogado negro cheio de homofobia mas que é convencido a aceitar o caso por um senso de justiça de sua profissão.

“Filadélfia” pode não ter o mesmo impacto histórico hoje do que anos atrás quando foi lançado lá no inicio dos anos 90, porém, ainda continua um excelente drama de tribunal que entrega atuações poderosas de seu elenco e lida com temas tão humanos que o grande trunfo é justamente nos fazer questionar nossos preconceitos, e nos colocar no lugar do outro.

Se na história o principal assunto é a Aids, podemos também substituir o tema e utilizar o cenário para imaginar outras situações hipotéticas envolvendo pessoas prejudicadas por preconceitos sociais. Miller ser um advogado negro é um paradoxo interessante, e o roteiro é certeiro por conseguir nos fazer questionar o nosso valor como ser humano, e através da jornada de amadurecimento do personagem de Washington, começamos a refletir sobre nossos próprios comportamentos.

Com atuações excepcionais de Denzel Washington e Tom Hanks – este último ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator pelo trabalho -, “Filadélfia” ainda se mantém um drama profundo e importante.

Philadelphia/EUA – 1993

Dirigido por: Jonathan Demme

Com: Tom Hanks, Denzel Washington, Antonio Banderas, Roberta Maxwell…

Sinopse: Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)