Especial

Maze Runner: Do Pior ao Melhor filme

Os filmes são baseados nos livros de James Dashner

Aproveitando que a Netflix disponibilizou os três filmes de
(Foto: Divulgação)

Aproveitando que a Netflix disponibilizou os três filmes de “Maze Runner” em sua plataforma de streaming, decidi fazer uma lista Do Pior ao Melhor filme lançado desta trilogia adaptada dos livros de James Dashner.

Estrelada por Dylan O’Brien, os três filmes fizeram uma boa corrida nos cinemas totalizando uma bilheteria de mais de $1 bilhão ao todo. Sem mais delongas, vamos de lista!

03. MAZE RUNNER: A CURA MORTAL (2018)

Não sei como acontece no livro, mas do ponto de vista de cinema, “Maze Runner” é um aglomerado de ideias genéricas desenvolvidas apressadamente e sem muita preocupação com a lógica do que estava sendo construído. O protagonista Thomas não consegue enxergar a resposta para o problema do mundo mesmo quando é confrontado com isso, e insiste em ser uma persona cabeça dura e impulsiva – e todo o terceiro ato é decepcionante por não conseguir entregar um desfecho digno de uma jornada até então bacana e envolvente. Em muitos momentos, Thomas e seus amigos me soam como os errados da história, impedindo que a cura seja encontrada para que tanto o mundo quanto seus amigos próximos sejam protegidos. Mas tudo é uma bagunça que culmina em uma invasão estúpida e sem nenhum tipo de sentido. Infelizmente, um desfecho fraco e decepcionante.

02. MAZE RUNNER: PROVA DE FOGO (2015)

O primeiro “Maze Runner” constrói muito bem o suspense sobre o que, de fato, está acontecendo ali. Este segundo, a trama já vira um genérico de filme de fim de mundo com uma organização sequestrando jovens para buscar uma cura, zumbis, cenários apocalíticos, etc. Mas ainda assim, o longa entrega momentos ótimos de tensão e prepara muito bem o caminho para um desfecho grandioso e emocionante (algo que, infelizmente, não acontece no terceiro filme). E o envolvimento emocional com os personagens também cresce, e temos uma longa bacana, divertido e empolgante de assistir.

01. MAZE RUNNER: CORRER OU MORRER (2014)

Lançado em 2014, este primeiro “Maze Runner” foi uma grata surpresa na onda de adaptações de livros adolescentes que estava no auge na época. O filme dirigido por Wes Ball é angustiante, trabalha bem o suspense e nos deixa apreensivos querendo saber o que tudo aquilo significa. As cenas de ação são ótimas e conseguimos nos identificar e torcer pelos personagens.