Luto

Michael Gambon, o Dumbledore de ‘Harry Potter’, morre aos 82 anos

Ator teve uma carreira prolífica no cinema e TV

(Foto: Divulgação)

Michael Gambon, o ator irlandês-inglês mais conhecido por seu papel como o diretor de Hogwarts, Albus Dumbledore, em seis dos filmes “Harry Potter”, morreu aos 82 anos.

“Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon”, disse sua família em comunicado. “Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia.”

Embora seja mais fácil para um ator, muitas vezes trabalhando em papéis coadjuvantes, acumular um grande número de créditos do que para os atores principais, Gambon foi enormemente prolífico, com mais de 150 créditos em TV ou filmes em uma época em que metade desse número seria ser impressionante e incomum – e isso para um homem cujo trabalho no palco também era prodigioso.

Ele interpretou dois verdadeiros reis da Inglaterra: o Rei Eduardo VII em “O Príncipe Perdido” (2003) e seu filho, o Rei George V, em “O Discurso do Rei” (2010); Winston Churchill em seus últimos anos no telepico “Masterpiece” da ITV/PBS de 2015, “Churchill’s Secret”; O presidente dos EUA, Lyndon Johnson, no telepico de John Frankenheimer, de 2002, da HBO, “Path to War”, pelo qual foi indicado ao Emmy; e um primeiro-ministro britânico fictício em “Ali G Indahouse”, também em 2002.

Outros créditos no cinema incluem “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” (1999), “O Informante” (1999), “O Discurso do Rei” (2010) e outros.

Gambon assumiu o papel de Albus Dumbledore após a morte de Richard Harris, que desempenhou o papel nos dois primeiros filmes. Gambon admitiu que nunca tinha lido os livros de “Harry Potter” e disse ao Independent do Reino Unido: “Eu nunca tinha visto nenhum dos filmes anteriores, mas trabalhar na série foi muito divertido – e por muito dinheiro.”

O ator ganhou quatro prêmios BAFTA TV de melhor ator, primeiro por seu papel de mudança de carreira em “The Singing Detective”, de 1986, depois por “Wives and Daughters”, de 1999, depois pelo requintado telepico “Longitude”, de 2000, e no ano seguinte por “Estranhos Perfeitos”.

Sua carreira na TV também incluiu estrelar como o lendário inspetor de polícia francês na série de televisão “Maigret”, que foi ao ar na PBS no início dos anos 1990.

Gambon relutou em revelar detalhes de sua vida privada. Casou-se com Anne Miller em 1962 e teve um filho, Fergus, em 1964.

Em 2002, Gambon saiu da casa que dividia com sua esposa em Kent e logo apresentou Philippa Hart como sua namorada. Além do filho Fergus, ele deixa Hart e dois filhos dela, Michael, nascido em 2007, e William em 2009.