Especial

Ridley Scott: 10 filmes imperdíveis como diretor

Aproveitando o lançamento de "Napoleão" nos cinemas, vamos de lista !

Aproveitando o lançamento de
(Foto: Divulgação)

Obs: A lista está em ordem de lançamento. 

Obs 2: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post. 

OS DUELISTAS (1977)

O primeiro grande filme notório de Ridley Scott é este drama sobre obsessão, honra e vingança ao contar a história de dois soldados do exército de Napoleão que se enfrentam em uma série de duelos por quase 15 anos. A disputa começa por causa de um incidente insignificante, mas ganha proporções maiores com os anos. É um drama intrigante e envolvente que merece ser visto.

ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (1979)

Diretor Ridley Scott revela que queria matar heroína Ripley no final de ' Alien, O Oitavo Passageiro' - Monet | Filmes

Primeiro grande sucesso de Ridley Scott é este clássico que mudou a ficção científica na virada dos anos 70 para 80. “Alien” é um suspense repleto de situações angustiantes, e Scott aproveita cada cenário, cada ator, cada momento para construir uma história cuja tensão só aumenta ao longo da narrativa. Sem falar na apresentação de uma das primeiras e mais importantes heroínas do cinema.

BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (1982)

Blade Runner (1982) directed by Ridley Scott • Reviews, film + cast • Letterboxd

Na época, “Blade Runner” foi um fracasso de público e crítica e só foi redescoberto com o passar dos anos. E com razão. Apesar das inúmeras versões lançadas, destaco como a mais relevante e memorável de todas o corte final do diretor Ridley Scott. Um filme cujo visual, trilha sonora e cenários continuam influenciando.

THELMA & LOUISE (1991)

Geena Davis Says Thelma & Louise “Didn't Do Sh--” to Fix Hollywood | Vanity Fair

Um drama com um dos finais mais apoteóticos e surpreendentes do cinema – além das atuações soberbas de Susan Surandon, Geena Davis e Brad Pitt. Uma história sobre se encontrar, se aceitar e se libertar de tudo que te prende no passado. Um girl power feito muito antes do tema se tornar moda atualmente.

ATÉ O LIMITE DO HONRA (1997)

G.I. Jane (1997) directed by Ridley Scott • Reviews, film + cast • Letterboxd

Apesar de alguns caírem em um melodrama forçado, eu gosto de “Até o Limite da Honra”. Outro filme girl power feito com ritmo, pulso e tensão por Scott.

GLADIADOR (2000)

Gladiator 2': Ridley Scott confirms sequence will be recorded in 2022

Um dos mais conhecidos e premiados filmes de Scott é este clássico épico medieval sobre a história de um homem que é injustamente condenado, vira escravo, se torna gladiador e retorna à Roma para se vingar daquele que destruiu sua vida. Um filme redondo, empolgante e repleto de momentos singulares.

FALCÃO NEGRO EM PERIGO (2001)

Um filmaço de guerra que nos coloca na boca do inferno e nos deixa completamente sem fôlego. O elenco estelar e a direção imersiva e envolvente de Scott favorecem, e muito, a experiência.

OS VIGARISTAS (2003)

Crítica: Os Vigaristas, de Ridley Scott

Injustamente pouco lembrado, este “Os Vigaristas” com Nicolas Cage Sam Rockwell é um filme de golpe bastante divertido que entrega situações inusitadas. Para os fãs do gênero, vale a investida.

O GÂNGSTER (2007)

American Gangster (2007) - IMDb

Um dos melhores filmes de Scott neste novo século, “O Gângster” é uma jornada de tensão e sangue nos olhos estrelada por Denzel Washington e Russell Crowe.

PERDIDO EM MARTE (2015)

Perdido em Marte

Matt Damon é deixado para trás e precisa sobreviver sozinho em Marte, o cenário perfeito para criar momentos de tensão e imprevisibilidade. E Scott não somente entrega uma ficção científica criativa e empolgante, mas o faz com bastante humor e senso de aventura. Filmaço!