Ação da Polícia Civil desmantela quadrilha de estelionatários
Grupo realizava falsas operações de descarga de grãos em um armazém local e recebiam pagamento como se tivessem efetivado o serviço
Uma ação conjunta de diversos setores da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha de estelionatários que atuava em Itumbiara. A operação, deflagrada na manhã desta terça-feira (15/3), foi coordenada pelo delegado Vinícius de Castro Penna, da 2ª DP-Itumbiara/6ª DRP, e contou com o apoio de equipes da 1ª DDP-Itumbiara/6ª DRP, Gepatri/6ª DRP e também da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Água Boa-MT. O objetivo era o cumprimento de 23 Ordens Judiciais, entre eles mandados de sequestro de bens e valores, buscas e apreensões, conduções coercitivas e prisão preventiva.
Durante a ação, uma pessoa foi presa e duas foram conduzidas coercitivamente. Além disso, diversos bens foram apreendidos. “Alguns mandados de sequestro de bens ainda não foram cumpridos”, destaca o delegado Penna.
Segundo as investigações que levaram à deflagração da operação, os suspeitos realizavam falsas operações de descarga de grãos junto a um armazém local. Eles recebiam os valores relativos ao serviço sem nunca terem, efetivamente, entregue o produto.
“Um dos suspeitos, Douglas Lima Frandoloso, trabalhava na empresa e possibilitava que o crime acontecesse”, explica o delegado. “Os outros dois, Joaquim Jacinto Rosa Neto e José Carlos de Paula, eram quem recebiam o dinheiro pelo produto não entregue.”
Pelos crimes, os suspeitos são investigados por associação criminosa, receptação qualificada, lavagem de dinheiro e repetidos crimes de estelionato. Estima-se que uma das vítimas tenha sofrido prejuízos de R$ 570 mil pela ação do grupo.
Ao operação foi deflagrada simultaneamente em Itumbiara, em Goiás, e em Água Boa, no Mato Grosso, para onde Douglas teria fugido depois que a fraude foi descoberta pela empresa onde trabalhava. No município, ele estaria novamente prestando serviços em um armazém recém-inaugurado.
O suspeito foi preso com auxílio da Polícia Judiciária Civil Matogrossense, em casa. No local, também foi apreendido uma camionete S-10, alvo de medida de sequestro judicial
Entre os outros alvos de mandado destacam-se automóveis de alto padrão, importados, bem como veículos de lazer luxuosos, como uma motonáutica pertencente ao investigado Joaquim Jacinto Rosa Filho.