Amanhã, será um novo dia?
Vivemos a incerteza de um país que não pode dar ao seus cidadãos nenhuma garantia a não ser a de que mudanças são necessárias.
Ir direto pra matériaA certeza de que na verdade as certezas não existem nunca foi algo tão palpável como no Brasil de agora. Infelizmente ao falarmos da realidade imediata não conseguimos ter a dimensão do quanto o país esta mudando.
O único momento em que as mudanças acontecem é exatamente nas crises. A constatação de que a receita que vinha sendo usada não deu certo é o primeiro passo pra que as mudanças possam acontecer.
Time que esta ganhando não se mexe e ainda assim quando esta empatando a tendência no Brasil seria deixar como esta, pra não correr o risco de piorar.
Só que de tanto empatar nosso saldo começou a ficar negativo e isso não é só na politica. Na educação, da economia, nas empresas, nos lares e mesmo nos locais em que a crise não “chegou” de forma avassaladora é visível que os hábitos começam a mudar.
Fomos expulsos da zona de conforto, ainda que os semáforos continuem no mesmo lugar, que o sol permaneça cumprindo seu ciclo de surgir e depois desaparecer, as pessoas estão mudando.
O Way of life do “deixa a vida me levar” não cola mais, não dá pra esperar que algo aconteça, que as ações se realizem sozinhas e que de algum modo a vida se ajeite.
Pouco tempo atrás o Brasil estava na moda, estrangeiros aprendendo a falar português e seríamos o país do futuro.
O futuro chegou e nós não estamos preparados, mais uma vez.
Aparentemente o Brasil que não imaginava que políticos poderiam ser presos, a inflação poderia voltar a ser alta e que já havia esquecido o que era crise econômica, acordou e percebeu que tudo isso passou a ser realidade.
É difícil ver o sofrimento das pessoas e ao mesmo tempo é necessário, é difícil não ter a sensação que não se sabe o que poderá ser do nosso amanhã, porém é justamente isso que pode nos tornar uma nação melhor. “É hora de fazer a travessia”.