Operação policial

Ativista negra morre durante operação policial em Porto Alegre

Jane Beatriz Silva Nunes morreu em queda de escada de sua casa enquanto policiais tentavam entrar na residência

Jane Beatriz Silva Nunes morreu em queda de escada de sua casa enquanto policiais tentavam entrar na residência (Foto: Divulgação)

A ativista negra Jane Beatriz Silva Nunes morreu, nesta terça-feira (8), durante operação da Brigada Militar, como é chamada a PM do Rio Grande do Sul.

Marcia Soares, advogada da ONG Themis, à qual a ativista era ligada, afirma que Jane morreu em decorrência da queda na escada de sua casa, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. A ativista estava voltando do mercado quando viu que os policiais tentavam entrar na residência.

Ela teria resistido e pedido às autoridades para ver o mandado para que entrassem na casa, segundo Soares.

Moradores da região protestaram contra a morte da ativista no fim da tarde desta terça. A ONG Themis, que trata de discriminações contra mulheres no sistema de Justiça e faz parte da história de Jane, foi uma das responsáveis por convocar a manifestação.

A advogada afirma que a Brigada Militar já vinha fazendo abordagens nas casas dos moradores da Vila Cruzeiro.

Nas redes sociais, a Themis afirma: “É imprescindível e urgente que as circunstâncias da morte de Jane sejam rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes; que a família e a comunidade recebam o adequado apoio e respeito do Estado e que ações concretas sejam tomadas pelo Poder Público para que os direitos e as vidas das pessoas negras e periféricas não sejam mais sistematicamente violados”.

Questionada, a assessoria da Brigada Militar enviou informações de que o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul “identificou como causa da morte o rompimento espontâneo de um aneurisma cerebral. Não foi localizado no corpo nenhum sinal de trauma que justificasse o óbito”.