Projeto Loon

Balão da Google intriga moradores de Goiânia

// // Um equipamento da empresa Google chamou a atenção dos moradores de Goiânia e…

//
//

Um equipamento da empresa Google chamou a atenção dos moradores de Goiânia e da região metropolitana na manhã deste sábado (23/08). O objeto de cor branca e formato arredondado pode ser visto sobrevoando o céu da capital.

De acordo com a assessoria do Google, o equipamento é um balão que faz parte de um projeto que pretende levar acesso à internet a pontos afastados do globo. O balão –que está sendo visto no céu de Goiânia– foi lançado na região rural do município mineiro de Ipiaçu.

A gigante da tecnologia planeja criar uma rede de antenas que flutuam pela estratosfera acopladas ao balão que ela batizou de Loon.

No último mês de junho, a empresa lançou cinco balões –cada um com 15 m de diâmetro–  no povoado Cacimba Velha, a 18 quilômetros de Teresina, no Piauí.

Mike Cassidy, o diretor do Projeto Loon, na sala de aula em Campo Maior, no PiauíEstado com baixa penetração da internet, o Piauí foi escolhido também por ter temperaturas elevadas e ser próximo à linha do Equador.

Antes, foram realizados lançamentos em áreas frias, na Nova Zelândia e no norte da Califórnia, nos EUA.

PROJETO LOON

Em junho de 2013, o Google lançou o Projeto Loon para levar acesso à internet a pontos afastados do globo. Ele usa balões que voam a grandes altitudes para transmitir o sinal de banda larga ao solo.  

O projeto, sem qualquer prazo de implementação, prevê que os balões, de plástico biodegradável, permaneçam na estratosfera por 100 dias, voando a uma altura 20 km, alimentados por painéis solares. Os balões são controlados remotamente e usam energia solar.

Desde junho, a equipe coleta dados de vento para prever os modelos de previsão, o que aumentou a capacidade de modelar as trajetórias com maior antecedência.