política

Bolsonaro promete ‘libertar’ Cuba caso volte a ser presidente

Em uma publicação no X, Bolsonaro disse que a ação será coordenada com os Donald Trump e Javier Milei

imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro promete "libertar" Cuba caso volte a ser presidente (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Mesmo estando inelegível até 2030, Jair Bolsonaro (PL) disse que, caso retorne à presidência do Brasil, irá priorizar a “libertação” de Cuba. Em uma publicação no X, Bolsonaro disse que a ação será coordenada com os Donald Trump e Javier Milei, presidentes do EUA e da Argentina.

“Quando eu voltar à presidência, transformarei a libertação do povo cubano em prioridade da política externa. Tudo em cooperação com Donald Trump e Javier Milei”, escreveu o ex-presidente.

Em 2018, Bolsonaro chegou a fazer ameaças semelhantes contra Cuba e também mirou a Venezuela, prometendo fazer de tudo para agir contra os dois governos de esquerda. Ele inclusive atacou o programa Mais Médicos, ordenando a saída de milhares de profissionais da saúde cubanos de postos no Brasil, que trabalhavam na assistência básica em cidades pequenas.

Esta não é a primeira promessa de Bolsonaro para quando voltar à presidência, ele também declarou que iria autorizar a instalação de uma base militar dos EUA na tríplice fronteira entre Brasil para combater o “terrorismo”. Também prometeu retirar o Brasil de blocos como Brics e OMS.

Apesar de estar inelegível, o ex-presidente busca reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e retornar para as eleições de 2026.

*Com informações do portal Metrópoles e Poder 360