Comércio

Após dois anos de queda, Dia das Mães deste ano pode ter alta nas vendas

Lojistas de Goiânia estão animados com os últimos dias que antecedem o Dia das Mães.…

Lojistas de Goiânia estão animados com os últimos dias que antecedem o Dia das Mães. A máxima de que o brasileiro deixa tudo para última hora prevalece. Apenas a região da Rua 44, no setor Norte Ferroviário, deve receber 100 mil pessoas no sábado (13), sendo que a maior parte do público será de Goiânia.

Presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Jairo Gomes, afirma que o movimento nas lojas aumentou cerca de 20% nos últimos dois fins de semana. Como o forte do comércio no local é a venda por atacado para turistas, os feriados de Tiradentes e Dia do Trabalhador não atrapalharam os lojistas. “Entendemos que é um bom aumento. Estamos na contramão da crise e agradou muito todos os comerciantes”, afirma o presidente. Em fins de semana comuns, a região recebe cerca de 250 mil pessoas de fora de Goiânia.

A expectativa em relação ao Dia dos Namorados e Dia dos Pais também é positiva. As datas são interessantes para o comércio, afirma Gomes, mas nada comparado ao Dia das Mães. “Os pais são bem menos presentados que as mães. É fato que a roupa feminina é mais vendida”, afirma o presidente.

Crescimento

O presidente da Associação Comercial e Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Euclides Barbo Siqueira, lembra que o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio de todo o Brasil, perdendo apenas para o Natal. Para a instituição, neste ano a expectativa de crescimento é de 3% em relação ao ano passado. “Os donos de lojas em shoppings estão muito otimistas, para eles o crescimento será de até 18%. Eles têm a vantagem de realizar, de forma conjunta, o sorteio de brindes para atrair clientes”, explica Siqueira.

De acordo com Siqueira, depois de dois anos de queda nas vendas nesta data comemorativa, o que mais contribui para o aumento são as notícias de que a economia no País está melhorando. “O brasileiro gosta de consumir e de dar presente. O comércio está na ponta e sente logo esta mudança de comportamento da população”, afirma o presidente da Acieg.

FGTS

Para a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), o crescimento das vendas nesta data será bem mais tímido. José Evaristo dos Santos, presidente da instituição, afirma que o aumento vai ser de até 0,6%. “Só de não ser um número negativo em relação ao ano passado, já é muito bom. Contamos com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que as famílias receberam. O cartão de crédito continua sendo o tipo de pagamento mais usado”, afirma Santos.