Comércio

Dia das mães deve injetar mais de R$ 164 mi na economia de Goiânia

As vendas para o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12 de maio, devem…

As vendas para o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12 de maio, devem injetar mais de R$ 164 milhões na economia da capital goiana. O valor esperado representa um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período em 2018. Dados são da Pesquisa de Intenção de Compras feita pela Grupom Consultoria Empresarial durante o mês de abril, em diferentes pontos de Goiânia. Segundo o estudo, 71,4% da população economicamente ativa da capital, aproximadamente 613 mil pessoas, pretende comprar algo na data, com investimento médio de R$ 191,59 no presente.

Assim, é esperado que o comércio goianiense injete na economia R$ 11 milhões a mais que em 2018, quando o valor previsto foi de R$ 153 milhões. Os produtos preferidos para as compras são itens de vestuário (43,5%), seguido de perfumaria (21,0%) e calçados (16,7%). O percentual de consumidores que cogitam presentear as mães com joias passou de 3,4%, em 2018, para 5,8%, em 2019.

Em entrevista concedida ao Mais Goiás, a gerente administrativa financeira da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Goiânia), Hélia Gonçalves, explicou que esse aumento representa uma possível volta do poder de compra do consumidor goianiense. “Apesar de estarmos vivendo uma crise, as pessoas estão trabalhando mais e reservando uma quantia específica para ser investida em presente”, argumenta.

Pagamento

De acordo com a pesquisa, 64,1% dos consumidores preferem fazer as compras pagando à vista, sendo em dinheiro ou cartão de débito. Já o percentual de pessoas que preferem usar o cartão de crédito, passou de 23,6% para 31,0%, um acréscimo de 7.4 pontos percentuais. Outros 2,1% ainda acham melhor comprar no crediário.

Ao Mais Goiás, a estudante de jornalismo, Ágata Pâmela, disse que embora ainda não tenha decidido o que comprar para a sua mãe, pretende usar o cartão de débito. Ela explica que sempre compra no shopping por ser mais seguro e mais cômodo do que as lojas de rua. “Eu estou em dúvida entre uma bolsa ou uma roupa, ainda não decidi. Prefiro ir até a loja e ter noção do que tem”, declara.

Segundo Hélia Gonçalves, o consumidor está escolhendo pagar as contas à vista por medo das dívidas advindas do crédito. A gerente, porém, alerta que aquisições com cartão devem ser precedidas de alguns cuidados. “Se o cliente decidir pagar no crédito, deve saber se as parcelas cabem no seu orçamento mensal. Esse tipo de cuidado deve ser tomado para que ele não caia numa armadilha do consumismo e se enrole em dívidas”, salienta.

Local

A pesquisa mostra que 94,8% de quem vai comprar presente já sabe onde vai comprar. Dentre os locais escolhidos pelos consumidores para realizar as compras para o Dia das Mães, a preferência é pelas lojas físicas (89,7%), sendo que desse total, 55,9% irão comprar em lojas de rua e 49,1% em Shoppings. Apesar de ainda não ser a principal escolha dos consumidores, as compras online também devem aumentar. Conforme expõe o Grupom, 7,3% das pessoas que pretendem presentear escolheram a internet para fazer compras, o que significa 4.9 pontos percentuais a mais que em 2018.

De acordo com a auxiliar comercial Débora Evelyn, comprar pela internet pode até ser mais vantajoso economicamente, mas ela prefere ir ao shopping pela certeza de que a mãe terá o presente na data especial. Para Débora, pagar no cartão de crédito pode gerar um descontrole financeiro e, por isso, escolheu pagar em dinheiro pela roupa que comprou para sua mãe.

“A gente acredita que pela facilidade da compra, facilidade em realizar troca de produto, os consumidores estão escolhendo mais as lojas de shopping. Mas os lojistas devem estudar como conquistar esse público que anda muito pelo centro de compras antes de escolher o que levar para casa. Um comportamento novo identificado durante a pesquisa é que o consumidor vai usar a internet para comparar os preços da loja física com o praticado pelas lojas virtuais”, alerta.

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo