Sexta-feira, 24 de Julho de 2026
Nomes

Maria e José são os nomes mais comuns do país, revela IBGE

O terceiro nome mais comum no país também é de mulher: Ana. Pesquisa baseada no Censo de 2010, compilou 130.348 nomes

Por - Goiânia, GO
Publicado em:

Levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o nome próprio mais comum no Brasil é Maria. Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras tem esse nome. É mais que o dobro de pessoas chamadas José, o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros. A informação é do Projeto Nomes no Brasil, divulgado hoje (27).

Baseado no Censo de 2010, o levantamento compilou 130.348 nomes, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nomes de mulheres: 72.814 – que representam mais da metade da população do país. O terceiro nome mais comum no país também é de mulher: Ana.

A compilação do IBGE revela os nomes mais frequentes por décadas de nascimento desde 1930, permitindo saber quais entraram e saíram de moda em cada período da história.

Categorias:
Brasil
Tags:
Nomes