ÚLTIMO DOMINGO

Médico do Albert Einstein diz que Maguito foi salvo “na unha” no domingo

Em reportagem da TBC, desta sexta-feira (20), um médico do Hospital Albert Einstein, de São…

Médico do Albert Einstein diz que Maguito foi salvo
Médico do Albert Einstein diz que Maguito foi salvo "na unha"

Em reportagem da TBC, desta sexta-feira (20), um médico do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, disse a vida do candidato à prefeitura de Goiânia Maguito Vilela (MDB) foi salva “na unha”. “No domingo (15) salvamos Maguito na unha”, disse o profissional de saúde que pediu à reportagem para não revelar o nome.

Segundo esse médico, de todos os momentos de Maguito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o mais difícil foi o dia da eleição – 15 de novembro.

Maguito Vilela está internado no mencionado hospital desde o dia 27 de outubro para tratamento contra a Covid-19. Três dias depois, ele foi intubado após apresentar quadro de insuficiência respiratória. À época, o político respondeu bem ao tratamento e foi extubado no dia 8 de novembro. Porém, ele teve nova piora e precisou ser novamente intubado no domingo de eleição (15).

Com isso, ele foi submetido ao tratamento com uso da máquina Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e diálise. O equipamento funciona como um coração e pulmão artificial ao paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. Assim, a máquina simula as funções naturais dos órgãos. Ela recebe o sangue do paciente, filtra o gás carbônico e devolve o sangue oxigenado ao corpo do indivíduo.

Na quinta-feira (19), contudo, a inflamação dos pulmões do candidato reduziu, segundo boletim do Albert Einstein. O emedebista foi hospitalizado em 19 de outubro, no Hospital Órion, em Goiânia – dois dias após testar positivo para a Covid. No dia 27, ele foi internado na UTI do Hospital Albert Einstein para tratar uma inflamação nos pulmões.